Os visitantes do estande da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) na 30ª edição da Multifeira Brasil Mostra Brasil, que acontece no Centro de Convenções, se encantaram com a exposição de artesanato. Os artesãos da Divisão de Arte e Cultura (Diac) da Emlur reaproveitaram materiais como plástico, papel, vidro, metal e borracha e transformaram em artesanato. Foram produzidas peças que remetem à decoração do lar e à vida marinha, entre outras temáticas, com alusão à sustentabilidade.
“Aqui está tudo lindo e maravilhoso. Olhando as peças, percebemos a criatividade desta equipe”, comentou o eletricista Manoel dos Santos, um dos visitantes do estande. Ele ficou impressionado com os pneus usados como puffs de sala e com um barquinho de papelão. “A gente vem, vê e quer fazer em casa do mesmo jeito”, continuou.
A costureira Patrícia Portela, que veio do Piauí a João Pessoa a passeio, gostou muito do poço produzido a partir de embalagem de plástico. “Eu amei o estande. Eu me achei aqui dentro porque gosto muito de artesanato e também produzo. Eu fiz um poço de pneu em casa”, contou ela. A turista destacou a importância de a Emlur passar a mensagem de sustentabilidade por meio do artesanato. “Se a gente consegue fazer o que está aqui, consegue preservar a natureza a partir do uso de recicláveis. Isto não é lixo, é luxo”, frisou.
Para o professor João Gomes, o estande está maravilhoso com a reutilização de diversos materiais. “Lixo é o destino que a gente dá quando não tem objetivos, mas aqui o objetivo é reutilizar, reciclar e reaproveitar o que seria descartado. Eu não conhecia esse trabalho da Emlur, que é belíssimo”, enfatizou.
Conforme a coordenadora da Divisão de Arte e Cultura, Risonete Guedes, a equipe apresenta uma variedade de peças na exposição deste ano. Entre as novidades, estão um centro de sala feito com uma peça de máquina de lavar e apoio de vidro, uma caixa organizadora elaborada com canetas, um galo decorativo feito com tampinhas de garrafa PET, um robô elaborado com material de informática e uma luminária de escamas de peixe, entre muitas outras peças.
Baticumlata – o grupo de percussão da Emlur, Baticumlata, que integra as atividades da Diac, vai se apresentar nesta terça-feira (8), às 18h, na Multifeira Brasil Mostra Brasil. Segundo o diretor musical do grupo, Jairo Gomes, a apresentação vai contar com repertório de músicas autorais e clássicos nordestinos, além de canções de artistas comprometidos com o meio ambiente.
“Nossas músicas são com a temática dos cinco ‘Rs’ da sustentabilidade, que são repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar, e sobre a divisão dos resíduos entre secos e úmidos para a coleta seletiva. Tudo isto com nossa instrumentalização de materiais recicláveis e com acompanhamento de violão para complementar a sonoridade”, explicou Jairo Gomes.