Henrique Macedo
Fundhas
A professora Ednalva da Silva Pereira, de 37 anos, vai lançar no dia 5 de julho o seu novo livro de poesias intitulado “Além das Palavras: Reconstruindo Versos”. A obra, fruto de experiências acumuladas ao longo da vida, marca uma nova fase literária para a autora, ex-aluna da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) e do Cephas (Colégio de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza), instituições que, segundo ela, foram fundamentais em sua trajetória pessoal e profissional.
Ednalva ingressou na Fundhas em 2001, aos 14 anos, e anos depois, em 2004, iniciou o curso técnico de Gestão Empresarial no Cephas. “A Fundhas foi o início de muitas oportunidades. Fiz cursos que eu não teria condições de pagar. No Cephas, fiz estágio no Cinemark, que foi meu primeiro contato com o cinema, um momento marcante na minha vida”, relembra.
A paixão pelas letras surgiu ainda na infância, despertada por uma professora chamada Midori, que lhe presenteou com o primeiro livro. “Na época, eu não tinha livros em casa e não podia comprar. Aquilo me marcou para sempre”, conta.
A inspiração seguiu com a professora Graça, que promoveu um concurso de redação em sala de aula. “Ganhei um cachorro-quente como prêmio, mas descobri algo muito maior: o prazer pela escrita”, diz Ednalva, que desde então não parou mais de escrever.
“Além das Palavras” nasceu de textos guardados durante anos. A escritora revela que não pensava em lançar um livro de poesias neste momento, mas o desejo de dar vida às palavras foi mais forte.
“Trago em cada poema a multiplicidade de vozes que fazem refletir, que buscam a essência de cada um. Minha intenção é que o leitor se sinta abraçado pelas palavras, que haja conexão”, afirma.
O apoio da Fundhas em sua primeira publicação foi essencial. “Recebi incentivo, fiz palestras, entrevistas e até saí no jornal interno como ‘Gente que Brilha’. Sou muito grata”, conta.
Como educadora há mais de 10 anos, Ednalva reconhece que os professores que teve foram referências fundamentais. A autora menciona com carinho nomes como o professor Fernando, de inglês, e o professor Sidiclei, de matemática, que usava textos reflexivos no início das aulas.
A trajetória de Ednalva é um exemplo de como a educação transforma vidas. De uma jovem sem acesso a livros à autora de uma obra poética madura e sensível, ela segue inspirando outros jovens a acreditarem em seus sonhos — e, claro, nas palavras.
O lançamento do livro será neste sábado (5), às 15h30 na Livraria Duda’s, que fica na Rua Casemiro de Abreu, 242 – Vila Ema.
MAIS NOTÍCIAS
Fundhas