Professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental I da Rede Municipal participam até esta sexta-feira (22) da 1º etapa de formação do programa âLetrar+JPâ, em 2024. A formação é realizada pela Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio da Diretoria de Ensino, Gestão e Escola de Formação (Degef), e acontece na Escola de Serviço Público do Estado da ParaÃba (Espep), no bairro de Mangabeira. Â
âO planejamento sempre será pauta nas formações porque é a ação principal do professor e da professora para que ele e ela possam direcionar suas aulas. A formação vai dar subsÃdios para esses profissionais estarem no cotidiano da sala de aula garantindo que nossas crianças aprendam com qualidadeâ, disse a secretária de Educação, América Castro. Â
O tema da formação é âOrganização do trabalho pedagógico: articulação entre currÃculo, planejamento e avaliaçãoâ. Ao todo participam aproximadamente 900 professores. Â
O objetivo é refletir sobre a articulação entre avaliação, planejamento e currÃculo; apresentar a matriz curricular de João Pessoa discutindo sua estrutura e seu processo de elaboração; e analisar os resultados da avaliação formativa em rede para intervir de maneira a potencializar as aprendizagens dos estudantes.
âO Letra+JP é uma ação da Prefeitura de João Pessoa que busca garantir aos professores e as professoras melhores condições para a aprendizagem dos estudantes. Nossa meta é alfabetizar todas as crianças até o segundo ano do Fundamental I e elevar o Ãndice de aprendizagem dos demais anos de ensino, 3º, 4º e 5º ano. Para isso, precisamos de uma equipe bem preparada nas nossas escolasâ, explicou a chefe de Articulação de Programas da Sedec, Jocineide Silva. Â
Na ocasião foi lançado o e-book âRessignificando a prática pedagógica no ensino remotoâ, obra produzida com as formadoras e professoras da rede de ensino de João Pessoa, que traz um conjunto de sete relatos de experiências vivenciados durante a pandemia da Covid-19. Â
âEsses relatos foram publicizados na última formação de 2021 quando a gente falou de forma virtual para toda a rede. O livro retrata as experiências que a gente estava vivenciando com as tecnologias, as nossas formas de ensinar, como foi que a gente se reinventou nesse perÃodo da pandemia, com o distanciamento da sala de aula. Nós professores estamos nos reinventando a cada dia. A gente é capaz de realizar, independente do cenário que acontece no dia a diaâ, falou Maria Aurinete Gonçalves, professora polivalente da Escola Municipal David Trindade e autora de um dos capÃtulos do e-book.  Â