Fotos: Renata Giron/Secom
Por: Luís Gustavo Adabro/Secom
A Prefeitura de Sorocaba firmou, na tarde desta terça-feira (9), três novas parcerias com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para desenvolver cursos de qualificação profissional no município. A assinatura aconteceu no gabinete do prefeito, localizado no sexto andar do Paço Municipal.
Essas parcerias resultarão em diversas oportunidades de formação de pessoas de todas as idades que tem a vontade de empreender na cidade, gerando emprego e renda a todos. “Sorocaba investe constantemente na capacitação profissional de todos, inclusive, para quem deseja ingressar no ramo do empreendedorismo. São inúmeras oportunidades para se aprimorar nesta área, tão importante para a cidade”, disse o prefeito de Sorocaba.
Assim, já a partir de fevereiro deste ano, as escolas municipais da cidade participarão do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), com o objetivo de incentivar o espírito empreendedor e a orientação para os negócios nas novas gerações. Serão beneficiados 34.239 alunos, do 1º ao 5º ano, além de o projeto incluir a formação dos professores, aulas de empreendedorismo para os alunos e o material didático.
“Com a iniciativa, os estudantes e seus familiares poderão entender o que é empreendedorismo e conhecer caminhos para conquistar seu próprio negócio. Ao final, será realizada uma Feira de Empreendedorismo entre as escolas e os alunos participantes, ocasião em que terão a oportunidade de colocar em prática, todo o aprendizado”, relata o secretário da Educação (Sedu).
Outra parceria firmada diz respeito à formação pelo município, de oito turmas no programa Empretec, uma metodologia implantada pelas Nações Unidas e desenvolvida, no Brasil, pelo Sebrae, que busca viabilizar a competitividade empresarial, por meio do aperfeiçoamento das características individuais do próprio empreendedor. O programa ofertará 240 vagas no total, em que serão desenvolvidos quatro projetos nos segmentos: estética e beleza; alimentos e bebidas; varejo da moda; e varejo da construção civil, contemplando 100 empresas.
“O segredo do sucesso profissional está na formação contínua e de qualidade, bem como na análise de mercado. Por isso, investimos constantemente na qualificação profissional em Sorocaba, por meio das escolas mais bem conceituadas da cidade e, com o Sebrae, um parceiro do Poder Público, quando falamos em empreendedorismo no município”, ressalta o secretário de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional (Sert).
Na ocasião, também foi anunciada a instalação do “Sebrae Aqui”, nas oito Casas do Cidadão de Sorocaba, sendo uma delas o Sebrae Aqui Mulher (na unidade do Pátio Cianê). “Com o ‘Sebrae Aqui’ teremos um portfólio de ações disponíveis nos bairros, permitindo o atendimento nas Casas do Cidadão. Isso fará com que programas municipais de incentivo e formação ao empreendedorismo cheguem mais perto da população sorocabana”, completa o secretário interino da Fazenda (Sefaz).
“Estamos muito felizes em contribuir com o trabalho do Sebrae, levando o empreendedorismo aos alunos da Rede Municipal de Ensino, bem como, capacitando empresários a ampliarem suas ideia de novos negócios”, conclui o diretor e superintendente do Sebrae São Paulo, Nelson Costa.