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Educação Empreendedora é ampliada nas escolas de São José

Paula Pessoa


Secretaria de Educação e Cidadania

Colaborou a estagiária Sara Borato

A Educação Empreendedora faz parte do currículo e das ações na rede de ensino municipal e tem sido ampliada neste ano. A parceria da Prefeitura com o Sebrae no programa JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos) foi estendida para mais de 38 mil alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, um crescimento de 61% em relação ao ano passado.

Com formações para os professores sobre a temática empreendedora e trabalho em equipe nas escolas, diversas ideias foram compartilhadas entre os alunos em exposições. Entre os temas trabalhados com os estudantes no Enriquecimento Curricular estão soluções sustentáveis, robótica empreendedora, tecnologias digitais, geração empreendedora e outros. As atividades são coordenadas pelo Cedemp (Centro de Educação Empreendedora). 

Aprendizado mão na massa

Na Emefi Mariana Teixeira Cornélio, no Jardim Guimarães, uma disputa de robôs movimentou a manhã dos anos finais na última sexta-feira (27). Os alunos dos 7º anos tiveram como missão construir um robô com palitos de madeira e um mecanismo desenvolvido durante as aulas. Os estudantes usaram a criatividade, planejamento e trabalho em equipe para a competição divertida que teve até torcida organizada.

“As nossas aulas são muito interessantes, com projetos e bastante prática. A participação e o retorno dos alunos é ótima, pois gostam de pôr a mão na massa, criar e se organizar para participar de cada passo da criação dos robôs”, explicou a professora Ana Carolina Machado. 

“Adorei as aulas, mexer com soldagem e fiação foi uma experiência muito divertida. Todos os colegas se ajudaram para construir o robô, fizemos o máximo para ele funcionar bem, tudo foi planejado nas aulas. Saber sobre robótica e educação financeira é importante para o meu futuro”, afirmou a aluna do 7º ano Bárbara Alves de Moraes, 13 anos. 

As turmas dos 6º, 8º e 9º anos também participaram das atividades do Jepp apresentando projetos de tecnologias e soluções sustentáveis e empreendedoras, por meio de maquetes, cartazes e vídeos de apresentações nas salas, como uma grande feira cultural.

“As aulas de empreendedorismo são importantes, pois podem nos ajudar a fazer negócios, cuidar do nosso dinheiro e entender sobre sustentabilidade. O meu projeto foi sobre soluções sustentáveis para evitar o desperdício de alimentos. Criamos uma horta, fizemos fertilizante com restos de alimentos orgânicos e também maquetes e cartazes para informar”, contou Mirella Lopes de Faria, 11 anos, do 6º ano.  

“Penso que no futuro poderemos usar o que aprendemos nas aulas aqui na escola. Fiz o robô de palitos de madeira com meu grupo, com mecanismo para ele se movimentar e fiquei muito feliz com toda colaboração, parceria e coletividade”, destacou o aluno Gustavo Pazeli Rizzi, 12 anos, do 7º ano. 

Segundo a orientadora de ensino Joseane Saboia, do Cedemp, o projeto Jepp foi reformulado neste ano, com temas atuais de interesse dos estudantes, que são instigados a pensar soluções criativas e sustentáveis para a vida deles e a sociedade, e tem tido todo engajamento das equipes das escolas. 

“Este ano tem sido muito prazeroso e produtivo trabalhar com as turmas, cada ano tem uma temática diferente e o engajamento dos professores e dos alunos tem sido ótimo. As ações favorecem o protagonismo estudantil na escola e por toda a comunidade”, frisou. 

Vem pro JEPP

O Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos tem como objetivo estimular a cultura empreendedora no ambiente escolar. Os professores passam por capacitação e implementam em suas turmas práticas de aprendizagem que valorizam a autonomia e o protagonismo dos estudantes. Dessa forma, são desenvolvidas as competências necessárias para que empreendam na sua própria vida e conquistem seus sonhos. 

Ao longo dos encontros, eles vivenciam muitas propostas que envolvem planejamento, estabelecimento de metas, trabalho em equipe, identificação de oportunidades, iniciativa, busca de informações, comprometimento e persistência e outras, para estimular comportamentos empreendedores e a capacidade de transformar objetivos em projetos reais. 


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