A cidade de Sorocaba, por meio da Corregedoria Geral da Prefeitura, participou, entre os dias 25 e 26 de abril, do Encontro Nacional de Corregedorias, promovido pela Controladoria Geral da União (CGU), junto à Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Brasília (DF).
O evento teve por objetivo proporcionar cada vez mais integração entre as unidades do Sistema de Correição do Poder Executivo Federal (Siscor) e de órgãos estaduais e municipais, promovendo o debate de temas, como apuração de assédio moral e sexual, aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) nos processos correcionais, consensualidade no direito sancionador, matriz de responsabilização e procedimentos para a celebração do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).
A palestra magna do evento ficou a cargo do Juiz de Direito do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), Alexandre Rosa, atualmente Juiz-instrutor junto ao Supremo Tribunal Federal.
“Oportunidades, como essa, são fundamentais para agregar conhecimento e fomentar o aperfeiçoamento dos mecanismos de controle e integridade em nossa cidade. Isso tudo é uma grande troca de experiências e aprendizado para todos nós”, ressaltou o corregedor-geral do município de Sorocaba, Otávio Martinez Isaquiel Ferreira.
“É extremamente importante a participação em eventos dessa natureza e que congregam unidades de controle das mais diversas esferas governamentais. Essa troca de experiências possibilita a articulação de ações integradas, buscando fortalecer as ações e estratégias para a promoção da eficiência da Administração Pública”, pontuou o controlador-geral do município de Sorocaba, Carlos Alberto de Lima Rocco Junior.
Durante a palestra, representaram Sorocaba o corregedor-geral do município, Otávio Martinez Isaquiel Ferreira, e o controlador-geral, Carlos Alberto de Lima Rocco Junior. Já, as autoridades presentes na mesa de abertura foram o ministro da Controladoria Geral da União, Vinícius Marques de Carvalho, a secretária executiva da CGU, Vânia Vieira, e o corregedor-geral da União, Ricardo Wagner de Araújo.
Fotos: Divulgação.