NOTÍCIAS

Esporte e cidadania na Semana de Educação Inclusiva – Prefeitura Municipal de Ubatuba

A 9ª Semana do Direito à Educação Inclusiva foi aberta oficialmente na segunda-feira,22. As atividades, porém, começaram no sábado, 20, com o Festival Inclusão em Movimento, realizado na Praia do Perequê-Açu. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com as Secretarias de Saúde e de Esportes e Lazer, reuniu cerca de 200 participantes a partir de 4 anos em um dia de esporte, integração e convivência.

Ao todo, a semana soma 220 inscritos, sendo 80,9% pessoas com deficiência e 19,1% sem deficiência. A programação segue até 26 de setembro e, na abertura oficial, contou com a palestra “A Voz do Atleta Líder”, com integrantes da Special Olympics Brasil.

“É necessário reconhecer que todas as crianças podem aprender e que a escola precisa acolher e respeitar as diferenças. Inclusão se constrói no dia a dia — nas salas de aula, nas famílias e nas práticas pedagógicas. Nosso compromisso é formar multiplicadores, fortalecendo redes de apoio e oportunidades reais de participação”, ressaltou o secretário de Educação, Laercio Pereira Junior.

“A inclusão não é favor, é direito. Quando garantimos acessibilidade, atividades adaptadas e formação continuada para nossas equipes, oferecemos qualidade de vida e uma cidade mais justa. Ver crianças, jovens e adultos ocupando os espaços públicos com esporte e cultura mostra que estamos no caminho certo”, destacou a prefeita de Ubatuba, Flavia Pascoal.

Objetivos do Festival e da Semana

– Objetivo geral: promover a inclusão e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência, com atividades físicas adaptadas que incentivem reabilitação e bem-estar.

–  Objetivos específicos:

* incentivar a inclusão física, cognitiva e socioemocional;

* oferecer atividades aquáticas e esportivas para o desenvolvimento motor e social;

* ampliar as oportunidades de participação ativa das pessoas com deficiência no cotidiano da cidade.

A Semana integra planejamento pedagógico, formações, vivências esportivas e diálogo com a comunidade escolar, reforçando a construção de ambientes livres de preconceitos e intolerância e o protagonismo de cada estudante.