O bairro Ipiranguinha receberá neste sábado, dia 30 de novembro, um mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti.
A ação é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, para combater os criadouros do mosquito transmissor da dengue, Chikungunya, Zika e febre amarela.
Neste mês, a campanha já realizou trabalhos nos bairros Araribá, Sertão da Quina, Maranduba, Lagoinha, Estufa I e II, Centro e Perequê-Açu. Realizado pelo setor de Endemias, com apoio dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), os mutirões fiscalizaram residências, terrenos, obras e comércios para eliminar materiais que possam acumular água.
Para agilizar o trabalho dos agentes, a população deve verificar seus imóveis previamente, para que tudo esteja organizado antes da ação e, assim, mais casas possam ser vistoriadas. O dia da campanha pode sofrer alteração dependendo das condições climáticas do dia programado.
Orientações gerais para a população
A Secretaria Municipal de Saúde pede para que os moradores mantenham a limpeza de calhas, lajes, pratos de vasos de plantas, bebedouros de animais, bandejas de geladeira, baldes e regadores. É importante eliminar ainda latas, pneus velhos, frascos plásticos, entre outros objetos que possam facilitar a reprodução do mosquito.