Fotos: Ivan Flores – Saae/Sorocaba
Por: Eduardo Santinon
A Prefeitura de Sorocaba, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), executa obras de implantação de muro de contenção na margem do Rio Sorocaba, na Avenida Juvenal de Campos. A iniciativa é parte integrante do conjunto de ações desenvolvidas, ao longo de 2023, para prevenir alagamentos na região compreendida entre as pontes Dante Sola e Pinheiros.
A estrutura tem extensão aproximada de 400 metros e altura que varia entre 50 centímetros e um metro, nos pontos mais baixos da avenida. Além da obra, serão instaladas, também, válvulas do tipo “flap” nas galerias de águas pluviais existentes no local, com a função de impedir o retorno da água para a avenida. A previsão é de que as intervenções, nesse ponto, sejam finalizadas ao longo do primeiro trimestre de 2024.
Até então, de 2022 até maio deste ano, a Prefeitura de Sorocaba e o Saae já realizaram outras iniciativas nas imediações, com o intuito de evitar alagamentos. Por exemplo, as obras de desassoreamento do Rio Sorocaba que, em parceria com o Governo do Estado, estiveram concentradas em dois pontos do Rio Sorocaba: nas proximidades do Clube do Idoso, no bairro de Pinheiros, e da Ponte da Radial Norte, na região do Jardim Brasilândia.
Além disso, com recursos próprios da Prefeitura e do Saae/Sorocaba, em junho passado, foi concluída a remoção de banco de areia localizado nas proximidades do entroncamento da Avenida Dom Aguirre com a Ponte Pinheiros. Foram retirados do local cerca de 3.600 metros cúbicos de resíduos, equivalentes a 300 viagens de caminhões cheios.
Mais desassoreamento
A Prefeitura de Sorocaba, o Saae e o Estado, ainda, realizam uma nova etapa de ampliação das obras de desassoreamento do Rio Sorocaba. Uma escavadeira hidráulica atua nas proximidades do entroncamento da Avenida Quinze de Agosto, Rua Campinas e foz do córrego do Jardim Leocádia. Cerca de 25 mil metros cúbicos de sedimentos já foram retirados do Rio Sorocaba nesse ponto. Também em parceria com o Estado, em 2022 e início de 2023, foram retirados mais de 100 mil metros cúbicos de resíduos, incluindo os serviços no Córrego Itanguá e em outros pontos do Rio Sorocaba. O volume é equivalente ao conteúdo de 8.300 caminhões repletos.
Em setembro passado, duas megaoperações foram realizadas pelo Saae/Sorocaba nas proximidades do entroncamento com a linha férrea, a Usina Cultural e a foz do Córrego Supiriri. Em uma delas, foram retirados 110 caminhões de sedimentos e, na outra, mais 96, somando um total de perto de 3 mil metros cúbicos.
Obras de drenagem
As obras de drenagem de águas das chuvas também estão entre as prioridades da Administração Municipal e têm surtido o efeito esperado, evitando alagamentos em áreas historicamente atingidas, como: Jd. Sandra, Jd. Faculdade, Jd. Maria do Carmo, Vila Assis, Vitória Régia, Vila Rica e Jd. Marli.
Dentre as iniciativas, destaca-se a troca de duas travessias sobre o córrego do Jardim Piratininga e uma no Jd. Marli, para aumentar a vazão das águas de chuvas. Esse tipo de obra também foi feito no Jardim Mathilde, além de em mais um ponto no Jardim Piratininga, na ligação entre Sorocaba e Araçoiaba da Serra, no bairro Ipanema do Meio.
Houve, ainda, a implantação de nova rede de drenagem no Éden, readequação de sistema de captação de águas pluviais na Vila Haro e no Jardim Sandra, reconstrução de duas pontes (Estrada José Ribeiro Leite, de acesso à Araçoiaba da Serra, e outra na Rua Felipe Moisés Betti Filho, no bairro Ipanema do Meio), entre tantas outras melhorias nesse sentido.
As ações antienchentes englobam, também, a construção dos Reservatórios de Detenção de Cheias (RDCs) Jardim Maria do Carmo, Parque Vitória Régia e Parque dos Italianos, que estão em andamento. Os dois primeiros, que ainda não estão prontos, já serviram para amortecer o volume de água e evitar alagamentos nessas regiões.