Os agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade (Semob) da Prefeitura de Sorocaba contam com um novo e moderno sistema de radiocomunicação digital, desde esta quarta-feira (1). Ao todo, 80 aparelhos portáteis foram entregues oficialmente e já estão em operação, além de dois repetidores de sinal e uma base fixa, tudo isso no Centro de Controle Operacional (CCO) da Semob.
O prefeito Rodrigo Manga, acompanhado da primeira-dama, Sirlange Frate Maganhato, e do secretário da Semob, Carlos Eduardo Paschoini, participou da entrega simbólica dos aparelhos. “É uma ferramenta tecnológica, que propiciará melhor condição de trabalho aos agentes de trânsito, assim como, indiretamente, à população de Sorocaba, garantindo mais qualidade no serviço e agilidade no atendimento de ocorrências no dia a dia”, comentou o chefe do Executivo.
Os equipamentos foram viabilizados a partir de parceria com a iniciativa privada, por meio de medida mitigadora. “Até então, eram usados comunicadores do tipo analógico. O radiocomunicador digital permite a diminuição de ruído na mensagem, minimizando interferências e eliminando pontos de sombra, que são determinados locais na cidade onde o sinal falha”, explicou o secretário da Semob.
Cada radiocomunicador portátil também está equipado com sistema de posicionamento global (GPS), que permite saber onde cada equipe está na cidade, em tempo real. “É um mecanismo que otimiza o atendimento de demandas, por meio do acionamento de agentes que estão mais próximos do local da ocorrência”, disse o secretário. “E mais: é uma ferramenta de trabalho que garante mais segurança ao agente em campo, pois há esse monitoramento constante”, completou a primeira-dama.
Na ocasião, o prefeito, a primeira-dama e secretários visitaram as novas instalações da Semob, localizada na Rua Professor Dirceu Ferreira da Silva, 55, no Alto da Boa Vista. Eles estiveram acompanhados do ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; do diretor de Mobilidade da Semob, Luiz Franchim; do vereador Caio Oliveira e do ex-prefeito Flávio Chaves.
Nesse novo prédio, funciona o CCO da Semob, de onde são operadas, 24 horas por dia, mais de 120 câmeras de monitoramento, cujo sistema está também interligando a equipamentos de imagens de outras empresas particulares e de órgãos públicos da cidade. Ali, também funcionam os setores de Engenharia de Tráfego, Educação para o Trânsito, Sinalização Viária, Polos Geradores de Tráfego, Fiscalização e Operação de Trânsito e Processamento de Multas, com infraestrurura completa, que conta também com auditório e salas de reunião.
Entre os serviços disponibilizados pela Semob à população, estão: solicitações de placas e pinturas; serviços de Engenharia de Trânsito, recursos de multas; emissão de cartões de estacionamento para idosos e deficientes (PCDs), credenciais e autorizações para transporte em locais restritos, entre outros relacionados ao trânsito.
Contatos
O atendimento ao público na nova sede da Semob ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, exceto para serviços relativos a protocolos e credenciais, que funcionam até as 17h. O contato também pode ser feito pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone (15) 3519-3101.
Para os munícipes que desejarem obter informações sobre o trânsito na cidade, diretamente com o CCO, há o telefone gratuito 118. Por esse número, o munícipe também pode solicitar serviços, como manutenção em semáforos e informar sobre eventuais ocorrências que possam causar interferência no trânsito.
Outro canal com a Semob é por meio da Ouvidoria, via site: www.urbes.com.br. Basta clicar no botão “Ouvidoria”, que está localizado na barra do Menu Principal, no topo do site. Lá, os munícipes têm informações intuitivas e de fácil manuseio, sobre como enviar suas demandas ao setor.