Estrutura viabiliza intervenção em casos graves em até sete minutos e de até três minutos nos emergenciais
O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), órgão vinculado à Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD) do Governo de São Paulo inaugurou nesta terça-feira, 19 de setembro, o Centro de Controle de Pacientes Críticos do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE). O espaço, que está localizado no 8º andar do Hospital, é equipado com 16 leitos e Sala de Comando com tecnologia de telemetria. A ala receberá prioritariamente pacientes críticos que estiverem em pós-operatório imediato. O HSPE fica na Rua Pedro de Toledo, nº 1.800.
O Centro de Controle de Pacientes Críticos tem como objetivo facilitar a identificação da piora do quadro clínico e agilizar o atendimento dos internados. Com a nova estrutura, os casos graves deverão receber intervenção médica em até sete minutos e os emergenciais em até três minutos. Para isso, o Serviço contará com o Time de Resposta Rápida (TRR).
A equipe composta por três médicos, um enfermeiro e um fisioterapeuta é responsável por atender com exclusividade e eficiência os pacientes com complicações durante a internação. Juntos, os profissionais vão avaliar qual conduta clínica deve ser aplicada para a reversão do agravamento e se existe a necessidade de internação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
A solicitação de avaliação será enviada ao TRR por meio dos monitores de telemetria – tecnologia de transmissão de dados a distância – que estão sendo instalados nas enfermarias do HSPE. Os dispositivos são conectados a um sistema de ponta que centraliza e exibe os sinais vitais dos internados nos painéis da Sala de Comando do Centro de Controle. Após o recebimento do chamado, os profissionais de saúde vão ao leito do paciente analisá-lo. Para atender às demandas do novo Serviço, mais de 1.600 funcionários do HSPE passaram por treinamento de emergência.
O diretor técnico do HSPE, Dr. Marcelo Takano, define o Centro de Controle de Pacientes Críticos como essencial para melhorar ainda mais a assistência médica prestada aos servidores e beneficiários. “É sabido que um Time de Resposta Rápida pode diminuir a mortalidade hospitalar em 13%. Isso traz benefícios aos pacientes, mas também ao hospital, uma vez que o pacientes pode ser devidamente tratado em um espaço fora da UTI, deixando os leitos da terapia intensiva para quem realmente precisa”, comenta.
OUTRAS NOVIDADES – Foi inaugurada na terça-feira, 19 de setembro, a nova ala de Recuperação Pós-Anestésica (RPA) do 6º andar do HSPE. O espaço equipado com 22 leitos, dez unidades a mais do que o anterior, foi reformado para atender mais beneficiários Iamspe com conforto e segurança. A ampliação também possibilita a realização de mais procedimentos, aumentando o número de cirurgias realizadas.