NOTÍCIAS

Campus Salto recebe o projeto Reitoria Presente nesta segunda – IFSP – Portal Institucional

Campus Salto recebe o projeto Reitoria Presente nesta segunda

Gestores ouviram as demandas de estudantes e servidores do campus

Compartilhar   WhatsApp    

Nesta segunda-feira (19), gestores do IFSP marcaram presença no Campus Salto para estreitar o diálogo com a comunidade acadêmica local por meio do projeto Reitoria Presente. O encontro contou com a participação do reitor Silmário Batista dos Santos, do pró-reitor de Ensino, Carlos Procópio, do diretor da Inova, Éder Sacconi (representando o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Adalton Ozaki), do pró-reitor de Administração, Edmur Tonon, do pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Bruno Luz, do diretor de Assuntos Estudantis, Reginaldo Vitor Marçulli Pereira, e do diretor de Comunicação, Fábio Cabral.

A reunião com os servidores foi aberta pelo diretor-geral do Campus Salto, Edilson Aparecido Bueno. Na sequência, Silmário assumiu a palavra esclarecendo algumas questões sobre o orçamento do IFSP. Ele explicou que orçamento atual é o mesmo de 2012, embora o número de campi seja muito maior. Ainda assim, apesar de todas as restrições orçamentárias, o reitor garantiu a destinação de R$ 90 mil ao campus.

Os participantes perguntaram sobre novos códigos de vagas e a possibilidade de novos concursos, pois, segundo eles, o campus necessita de mais professores. O reitor esclareceu que esteve no Ministério da Gestão e da Inovação representando o conselho dos reitores, e foi informado sobre a existência de 4.000 códigos para professores e 3.000 mil para técnicos, todos parados desde 2021. De acordo com Silmário, o Ministério se comprometeu a dar celeridade à liberação desses códigos.

O reitor ainda foi questionado sobre reordenamento do IFSP. Ele explicou sobre as questões financeiras que envolvem os institutos, exemplificando que instituições com apenas sete campi tem os mesmos recursos que o IFSP, com suas 41 unidades, para investimentos em pesquisa e extensão. Por esses e outros motivos, segundo Silmário, há uma necessidade intrínseca de que novas reitorias sejam criadas.

Durante o encontro também surgiram questionamentos envolvendo o processo seletivo. A respeito da viabilidade de eliminar a necessidade de seleção por provas para ingresso nos cursos EaD, o Pró-Reitor de Ensino ficou de consultar a procuradoria para verificar tal possibilidade.

Houve, ainda, perguntas relacionadas à Comunicação nos processos seletivos. Os participantes quiseram saber sobre a possibilidade de impulsionamento das redes sociais institucionais. O Diretor de Comunicação explicou que é possível fazer o impulsionamento das campanhas dos processos seletivos, porém isso exige a elaboração de um projeto técnico e abertura de licitação, o que, inclusive, foi feito no ano passado, sem sucesso. Segundo Cabral, não houve empresas de marketing interessadas pelo fato de o orçamento disponibilizado para tal serviço estar bem abaixo do que é cobrado pelas empresas.

Encontro com estudantes

Silmário abriu a reunião com os estudantes informando dados sobre a função desempenhada por cada diretor e pelos pró-reitores. Explicou que entre os papeis do diretor de campus está o de trazer as demandas locais para que a reitoria possa sanar, tais como necessidade de refeitórios, quadras, bibliotecas. Na sequência, afirmou estar a par da necessidade de construção de uma quadra de esportes no campus, e garantiu que em breve disponibilizará recursos para atender a essa demanda.

Durante o encontro, os alunos abordaram a falta de componentes e de insumos para os laboratórios, o que, segundo eles, dificulta o andamento de algumas aulas. Em resposta, o diretor Edilson contou que durante a reunião com os servidores foram anunciados recursos para melhorias no campus. Silmário aproveitou o momento para esclarecer que são campus, por intermédio do Concam, que definem as necessidades de investimentos em âmbito local, e que essas necessidades são repassadas para a reitoria.

Mais uma vez o reitor aproveitou a reunião para chamar a atenção sobre o atual orçamento. “Ele não é fruto deste governo, mas sim do governo anterior. Porém, o cenário agora sinaliza melhoras significativas para a recomposição do orçamento, o que vai nos permitir caminhar rumo aos objetivos propostos por esta gestão”, explicou.

Questionado sobre a questão da segurança dos alunos do período noturno, prejudicada pela falta de iluminação adequada, Silmário afirmou que essas são questões de responsabilidade da prefeitura, mas que o campus já está em contato com os gestores municipais para encontrar uma solução para o problema.