Com a proximidade do carnaval, mais foliões vão sair às ruas e, neste fim de semana, terá o desfile do primeiro megabloco autorizado de 2023: o Bloco da Lexa sai neste domingo (05/02) a partir das 8h, na Avenida Presidente Antônio Carlos, no Centro. Para garantir a limpeza da via após a passagem do grupo, a Comlurb vai mobilizar 195 garis e 40 agentes de limpeza urbana, que trabalharão com equipamentos como sopradores e veículos como varredeiras de grande porte e pipas d ‘água para lavagem das vias com água de reuso.
Na Zona Sul estão previstos mais 19 blocos no sábado (04/02) e 12 no domingo, totalizando mais 264 garis e 38 agentes de limpeza urbana. O esquema especial de limpeza da Companhia se estende a todos os blocos oficiais da cidade. Este ano a Riotur autorizou a participação de 415 blocos com 456 desfiles, em todas as regiões. Todos os pontos de passagem vão contar com contêineres de 240 litros para que os frequentadores façam o descarte correto de seus resíduos.
A folia também vai marcar presença na região da Barra da Tijuca neste fim de semana, com a apresentação de dois blocos: Carnaeco, no sábado, e Amigos da Barra, no domingo. A companhia vai atuar na limpeza das ruas com 55 garis e dez agentes de limpeza urbana, que vão trabalhar com os seguintes equipamentos: três varredeiras de grande porte e três de médio porte, seis sopradores e duas pipas d’água e duas vans motobomba para lavagem das vias com água de reuso.
Nos bairros da Zona Norte serão sete blocos no fim de semana, sendo dois no sábado e cinco no domingo. Entre os blocos, Calma Amor, em Irajá, e Bloco Foliões do Rio, que desfila no domingo pelas ruas do Jardim Guanabara, na Ilha do Governador. A Companhia vai disponibilizar cinco caminhões compactadores para remover os resíduos recolhidos nas oito apresentações. Em Realengo e Barra de Guaratiba serão mais três blocos, com um total de 12 garis e três fiscais de serviços. Três caminhões compactadores vão fazer a remoção dos resíduos coletados.
A presença da Comlurb nas ruas, desde os pontos de concentração até a dispersão de cada bloco, garante a limpeza dos espaços públicos para permitir que os foliões se divirtam com tranquilidade. A Companhia trabalha com um protocolo operacional para os desfiles, de acordo com a expectativa de frequentadores de cada agremiação. O trabalho das equipes operacionais da Comlurb é realizado nas vias principais em que os blocos desfilam e em todo o entorno, incluindo as vias de acesso e ruas adjacentes, com os serviços de varrição, esvaziamento de papeleiras e contêineres e remoção de resíduos. A manutenção é realizada antes, durante e após a passagem de cada bloco, incluindo a “limpeza modo arrastão”.
Com a expectativa de contar com cinco milhões de pessoas brincando nas ruas em 2023, a Comlurb preparou uma megaoperação de limpeza, com até 2.450 garis nos dias com o maior número de blocos nas ruas. Serão disponibilizados até 1.000 contêineres de 240 litros e até 700 caixas metálicas de 1.200 litros por dia, nas áreas de maior concentração. Em relação a veículos, serão postos em operação até 57 caminhões compactadores, 16 basculantes, oito varredeiras de grande porte, e 18 pipas d’água e 19 vans lava jato para lavagem das vias com água de reuso. Entre os equipamentos, serão utilizados diariamente até 90 sopradores, 40 pulverizadores costais e 18 varredeiras de médio porte.
A Comlurb alerta que, durante todo o período de pré-carnaval e carnaval, quem for flagrado pela fiscalização do Lixo Zero urinando em via pública será autuado e receberá multa no valor de R$ 748,21. já a multa para quem for pego jogando pequenos resíduos nas ruas, como latas de bebidas, copos e garrafas descartáveis, guimbas de cigarro e pequenas embalagens de lanches será de R$ 273,09. Durante este fim de semana, as equipes do Lixo Zero estarão de olho nas irregularidades cometidas pelos foliões nos seguintes blocos: Sábado – Desliga da Justiça, no Centro; Spanta Neném, na Lagoa e Imprensa Que Eu Gamo, em Laranjeiras. Domingo – Amigos da Barra, na Barra da Tijuca; Chá da Alice, no Centro; Bloco da Lexa, Centro; Bloco Me Esquece, no Jardim Botânico, e Bloco Vira Lata, em São Conrado. As equipes vão trabalhar com 63 fiscais nos dois dias.
Compartilhe
Categoria:
Marcações: bloco de rua Carnaval Comlurb Megabloco Prefeitura do Rio prefeitura do Rio de janeiro
Notícias
Lexa reúne 50 mil foliões na abertura da temporada oficial de megablocos no Centro do Rio
5 de fevereiro de 2023
Guarda Municipal dá início à Operação Volta às Aulas nesta segunda-feira
5 de fevereiro de 2023
Com desfile na Praça Tiradentes, Bloco Desliga da Justiça abre o fim de semana de folia na cidade
4 de fevereiro de 2023
Comlurb monta esquema especial de limpeza para o Bloco da Lexa, o primeiro megabloco oficial do Carnaval
4 de fevereiro de 2023
Prefeitura inaugura Hospital Veterinário de Santa Cruz
4 de fevereiro de 2023