Sorocaba

Confraternização de bordadeiras marca reabertura da cozinha caipira da Biblioteca Infantil de Sorocaba, após receber melhorias – Agência de Notícias

 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), realizou, nesta terça-feira (20), a reabertura da cozinha caipira da Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury”, após o espaço receber melhorias para atender, ainda melhor, o público. O momento especial foi marcado por uma confraternização de fim de ano, com a presença de 40 mulheres do grupo de bordado, que se reúnem, semanalmente, no espaço público para aprender e praticar a atividade manual, momentos regados de conversas e de alegria.

“Além da revitalização da escada que dá acesso à cozinha caipira, com a instalação de piso tátil, foi instalado parapeito de madeira, com o intuito de oferecer ainda mais segurança ao público, e executado todo serviço de roçagem. Tudo isso foi feito com muito carinho e resolvemos, então, presentear esse grupo que já frequenta, há tantos anos, a nossa Biblioteca Infantil, com essa bela surpresa”, ressalta o secretário de Cultura, Luiz Antonio Zamuner.

Em breve, outras melhorias igualmente serão feitas na área externa, como a pintura e revitalização de mesas e bancos do quintal, além do serviço de paisagismo. Todo o trabalho realizado contou com a parceria de profissionais da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), sem custos ao Poder Público.

A diretora de área da Secretaria de Cultura, Fabiana Campolim, responsável pelas bibliotecas municipais, explica que percebeu a necessidade de melhorias preventivas no local, especialmente por ser frequentado por crianças e pessoas idosas. “Vi a necessidade de manutenção preventiva na área externa superior da biblioteca, pois, ali, é um lugar muito querido pelas pessoas que participam das atividades aqui”, relata.

A coordenadora do grupo de bordado, Marinês Leme de Souza Pires de Almeida, juntamente, com sua amiga, Maria Regina Fonseca Damião, há seis anos reúnem um grupo, formado por cerca de 60 pessoas, majoritariamente mulheres, para praticar ou aprender diferentes tipos de bordados, na Biblioteca Infantil. Marinês conta, entusiasmada, que sabia da finalização das melhorias e da reabertura do espaço com a confraternização, mas guardou segredo de suas companheiras. “Eu fiquei quietinha, mas tinha certeza que ia ser muito especial. É uma grande alegria. O parapeito ficou lindo e combinou com a cozinha caipira”, afirma ela.

A surpresa foi revelada pela diretora da Secult, Fabiana Campolim, para as 40 bordadeiras presentes para a confraternização, festa que, em princípio, seria realizada em uma das salas no interior do prédio. Para tornar o momento ainda mais único, o anúncio contou com a presença do “Papai Noel”. Em seguida, todas puderam conferir as melhorias e aproveitar a confraternização, que teve direito a entrega de presentes, a tradicional brincadeira do “Amigo Secreto” e inúmeros quitutes, como tortas, bolos, salgadinhos, lanchinhos, sucos e refrigerantes.

Marisa Magoga, uma das participantes do grupo, frequenta a Biblioteca Infantil há seis anos e também celebra as melhorias realizadas. “Eu tinha certa dificuldade na hora de descer a escada e, agora, com o piso tátil, me senti mais segura e confiante”, conta.

Rosmeire Padilha Doná, que faz parte das bordadeiras, desde o começo dos encontros, também aprovou as melhorias. “Quando o grupo começou, fazíamos os bordados dentro da Biblioteca Infantil, mas, com o aumento do número de pessoas na turma, viemos para a cozinha caipira, que é um lugar gostoso para bordar, descontrair e colocar o papo em dia. Agora, aqui ficou ainda melhor”, elogia.

Os encontros gratuitos do grupo de bordado ocorrem durante o ano todo, às quartas-feiras, das 14h às 16h, e serão retomados a partir do dia 18 de janeiro de 2023. A Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury” está localizada na Rua da Penha, 673, no Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3231-5723.

 

Fotos: Samara Peres/Secom