NOTÍCIAS

Família Educadora tem aprovação de pais e responsáveis

Lucas Brito


Secretaria de Educação e Cidadania

Colaboração do estagiário Rodrigo de Almeida

A educação de qualidade é fruto de um aprendizado estimulado não somente nas salas de aula, mas também em casa. Essa colaboração entre os dois principais ambientes da vida de um aluno é fundamental para os estudos. 

É com base nesta parceria que a Prefeitura de São José dos Campos oferece o curso Família Educadora, disponível para pais e responsáveis de alunos da rede de ensino municipal.

O programa oferece capacitações online que fomentam a participação ativa dos familiares na vida escolar dos estudantes.

A metodologia busca fornecer conteúdo, estratégias e dicas ajudar e dar apoio ao crescimento acadêmico, emocional e social dos alunos.

Daiane Gomes Souza é mãe da Beatriz, que está no 1º ano da Emefi Profª Iracema Ribeiro Freitas, e do Davi, atualmente no berçário da Emei Profª Lúcia Maria do Amaral. Para ela, o programa impactou positivamente a rotina de estudos da filha.

“A Bia teve muita dificuldade no começo desta nova fase, o que é normal para quem acabou de entrar no ensino fundamental. O curso traz uma abordagem humana que me ensinou a ter paciência e respeitar o tempo dela, especialmente quando auxilio na realização das tarefas”, relatou a mãe.

“Este processo de aprendizagem marca a vida das crianças para sempre, portanto, é de extrema importância que a família se envolva e desempenhe um papel afetivo e efetivo. Não é só ajudar nas atividades, é contribuir com toda a formação de caráter dos nossos filhos”, concluiu.


Daiane assistiu as aulas sempre com papel e caneta em mãos para realizar anotações | Foto: Divulgação

Trabalho em conjunto

O curso Família Educadora faz parte das metas propostas pelo Plano de Gestão 2021-2024, consolidando a parceria entre família e escola como alicerce para uma educação que transforme a sociedade.

Toda a formação é gratuita e remota, promovida pela EFE (Escola de Formação do Educador) com suporte do Cite (Centro de Inovação e Tecnologias Educacionais).

Entre os diversos tópicos abordados pelo programa, estão: dicas de organização da rotina de estudos, como valorizar corretamente o esforço dos alunos nas tarefas, práticas para fortalecimento da alfabetização, desenvolvimento de pensamento crítico e mais.

As formações têm duração média de 40 horas distribuídas em módulos e permitem a realização flexível das aulas, tornando o acesso mais fácil para todos mesmo com os desafios do cotidiano.

Desde a criação do curso, mais de 3.200 famílias já foram beneficiadas.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Educação e Cidadania