O programa Alô, Minas! do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), foi reconhecido, nesta sexta-feira (25/8), em duas categorias do Prêmio ABEP-TIC de Excelência em Governo Digital, em Brasília. A iniciativa premiada do Estado leva sinal 4G de internet e telefone para localidades e distritos do interior do estado que antes não tinham acesso a essa tecnologia.
O Prêmio de Excelência em Governo Digital é organizado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC). Ele busca incentivar o desenvolvimento de projetos e soluções de governo digital na administração pública que trazem benefício ao cidadão.
O Alô, Minas! foi vencedor na categoria “Melhor solução de governo digital inclusivo”, que reconhece projetos que promovem acessibilidade aos serviços públicos. Além disso, o programa da Seplag-MG também recebeu o Prêmio Especial Valor Sustentabilidade e ODS. Nessa categoria, são escolhidos trabalhos alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).
O subsecretário de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão, Rodrigo Diniz, agradeceu a premiação e destacou a importância da tecnologia para garantir o acesso aos serviços públicos.
“Com o Alô, Minas! nós levamos tecnologia a lugares que nunca tiveram nem sinal de celular. O programa é um reforço para garantir cidadania aos mineiros, porque o 4G abre um leque de oportunidades. Os moradores dessas localidades agora podem conversar com familiares, marcar consultas e atendimentos, comprar on-line, ter acesso aos serviços públicos oferecidos pelo MG App. São muitas possibilidades que fazem a diferença na vida dos cidadãos”, afirmou.
Alô, Minas!
O programa integra o projeto estratégico Minas Atende: Transformação dos Serviços Públicos, da Seplag-MG. O objetivo do Alô, Minas! é melhorar as condições de vida da população, encurtando distâncias e gerando novas possibilidades de autonomia, desenvolvimento, geração de emprego e renda.
Até o momento, 48 localidades e distritos já foram contemplados com a instalação das antenas, atendendo mais de 38 mil cidadãos. Ao todo, o programa vai abranger 157 localidades e distritos de Minas Gerais e tem a projeção de beneficiar mais de 110 mil pessoas até fevereiro de 2024.