NOTÍCIAS

Troca e modernização de abrigos de ônibus atendem ao Parque das Paineiras – Agência de Notícias – MAUÁ AGORA!

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes, dá continuidade à troca e modernização de abrigos de ônibus na cidade. Desta vez, nesta quarta-feira (19), teve início a instalação de sete novos desses dispositivos, no Parque das Paineiras, na Zona Oeste da cidade. A ação faz parte de um planejamento de troca de todos os abrigos de ônibus antigos no município, que começou em 2021.

Os locais definidos passam a contar com o novo modelo de equipamento, mais moderno, durável e com cobertura ampla para proteger da chuva e do sol. Também dispõem de espaço próprio para cadeirante, mais quatro bancos e painel solar para carregamento das luminárias de LED embutidas.

Nesta quarta-feira (19), o prefeito Rodrigo Manga, ao lado do diretor-presidente da Urbes, Sergio Barreto, e do diretor de Transportes da empresa pública, Adriano Brasil, mais o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno, e o vereador Fausto Peres acompanharam a instalação do primeiro novo abrigo no Parque das Paineiras.

“A substituição dos abrigos é uma parceria da Urbes com as empresas que operam os ônibus do transporte público na cidade. A iniciativa tem como objetivo garantir mais conforto e qualidade de serviços aos usuários, substituindo abrigos antigos de madeira ou que estavam em condições precárias há anos”, destacou o prefeito Rodrigo Manga.

A previsão é que até sexta-feira (21) todos esses novos dispositivos já estejam instalados no Parque das Paineiras. Eles estarão localizados na Av. Olinda Aires Paulete, 198, 211 e 1.080; Rua Roque da Silva, 480; Rua Eliza Stefani Lamos, 125; Rua Nei Carlos Simi, 66 e Rua José Luiz Pereira da Silva, 166.

Ao todo, perto de 100 abrigos já foram instalados nos bairros Brigadeiro Tobias, Cajuru, Jardim Maria Eugênia, Horto Villágio, Parque Vitória Régia, Vila Barão, Nova Esperança, Conjunto Habitacional Ana Paula Eleutério (Habiteto), Carandá, Altos do Ipanema, Júlio de Mesquita Filho, Wanel Ville, Jd. Ipiranga e Jd. Santa Marta.

“Estimamos que, pelo menos, 500 antigos abrigos, em um primeiro momento, sejam substituídos pelos novos, ao longo deste ano, em toda a cidade. Saem os antigos abrigos, de madeira, e entram esses novos modelos, mais tecnológicos e que garantem mais conforto para os usuários”, apontou o diretor-presidente da Urbes.

O painel solar, instalado na cobertura dos novos modelos de abrigos, alimenta um refletor equipado com lâmpadas de LED, dispensando o uso de energia elétrica. A energia armazenada durante o dia é suficiente para garantir a autonomia da luminária durante todo o período noturno e a madrugada.

 

Fotos: Michelle Alves/Secom

 

Compartilhe isso: