Ícone do site JORNAL DE LIMEIRA

Defesa Civil de Sorocaba inicia Campanha SP Sempre Alerta – Operação Chuvas 2025/2026 – Agência de Notícias



1 de dezembro de 2025

18:27

Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)

Fotos: Secom

 

A Defesa Civil de Sorocaba, setor ligado à Secretaria de Mobilidade (Semob), implementa desde esta segunda-feira (1º) a Campanha SP Sempre Alerta – Operação Chuvas 2025/2026. A iniciativa, que prossegue até o dia 31 de março, é conjunta entre o Governo do Estado e os municípios paulistas, e teve seu lançamento oficial na tarde desta segunda-feira, durante evento em São Paulo.

Nesse sentido, a Administração Municipal mantém um plano de ação para minimizar possíveis casos em decorrência de alertas meteorológicos preventivos, emitidos pela Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de São Paulo. A Defesa Civil prossegue permanentemente de prontidão, em esquema de plantão 24 horas.

Sob a supervisão da Defesa Civil, todas as secretarias municipais estão com suas equipes de sobre aviso, para atuar emergencialmente em atividades de rescaldo das chuvas, sinalização de vias ou operações para garantir a mobilidade nos principais corredores e vias da cidade, caso necessário.

Como medida preventiva, equipes técnicas reforçaram nos últimos meses a limpeza de bocas de lobo e canais de drenagem, em locais que apresentaram alto volume de chuva, como nos bairros: Vila Rica, Parque Vitória Régia, Jardim Guadalupe, Jardim Maria do Carmo, Vila São Pedro, Praça da Bandeira, além de pontos das Avenidas Ipanema e Itavuvu, entre outros.

Paralelamente, o Saae/Sorocaba executou a manutenção e limpeza preventiva de córregos e Reservatórios de Detenção de Cheias (RDCs). Ao passo que ao longo do ano foram substituídas travessias sobre córregos, como forma de aumentar a vazão em dias de chuva intensa, além de ampliado o funcionamento dos RDCs e das redes de drenagem de águas das chuvas em bairros.

O trabalho da Defesa Civil de Sorocaba é organizado em cinco eixos: prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação. “Inclusive, monitoramos preventivamente pontos sensíveis, em todas as regiões da cidade, e os agentes realizam visitas aos moradores para dar orientações sobre como proceder em uma possível situação de risco”, destaca o coordenador da Defesa Civil de Sorocaba, Ricardo Armênio.

 

Aplicativo da Defesa Civil

A Defesa Civil de Sorocaba conta com aplicativo oficial, disponível gratuitamente no Google Play e na Apple Store.  A ferramenta tornar mais ágil e precisa a comunicação de alertas meteorológicos do Estado e situações de risco na cidade. As funcionalidades vão além das notificações básicas e integra tecnologia de geolocalização e mapas interativos para oferecer informações sobre áreas de alagamento e vias interditadas.

Uma das características mais inovadoras do sistema é sua integração com o Waze for Cities, plataforma que permite à administração municipal, por meio da equipe de do Centro de Controle Operacional Integrado (CCOI) da Semob, compartilhar informações de trânsito em tempo real diretamente com os usuários desse aplicativo de navegação.

O aplicativo disponibiliza cadastro completo de orientações da Defesa Civil, que funciona off-line, garantindo que informações essenciais de segurança permaneçam acessíveis mesmo durante interrupções no serviço de internet – situação comum durante emergências climáticas. Também é canal direto para pedidos de socorro, permitindo que cidadãos solicitem ajuda com georreferenciamento automático, agilizando o atendimento das equipes de emergência. O acompanhamento do status dos chamados pode ser feito pela própria plataforma.

 

Boletim Meteorológico Especial

A Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu também, nesta segunda-feira (1º), Boletim Meteorológico Especial de alerta de chuvas para as regiões de Sorocaba e Campinas.

Em decorrência de passagem de frente fria, aliada ao aquecimento prévio sobre o Estado, haverá condições favoráveis para pancadas de chuva generalizadas e tempestades severas na terça-feira (2). A situação persiste na quarta-feira (3), com potencial para episódios de tempestade.

A Defesa Civil considera importante que a população colabore, prevenindo incidentes em épocas de chuvas. Se a área é suscetível a alagamento, por exemplo, os moradores devem acompanhar a previsão do tempo e, em caso de chuvas fortes, procurar abrigo em local mais alto e seguro. Mais orientações estão disponíveis em: http://www.spalerta.sp.gov.br/.

Os canais de contato, em caso de emergências, são os fones 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).

Sair da versão mobile