NOTÍCIAS

Sorocaba participa do Seminário Estadual de Vigilância Socioassistencial – Agência de Notícias



13 de novembro de 2025

10:30

Por: Mariana Campos

Fotos: Secid

Sorocaba participou, nesta terça e quarta-feira (11 e 12), do Seminário Estadual de Vigilância Socioassistencial, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo (SEDS), por meio da Coordenadoria de Gestão do Suas, na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), na capital paulista.

O evento marcou o encerramento das ações do Projeto de Desenvolvimento das Macroatividades da Vigilância Socioassistencial, que tem como objetivo fortalecer a atuação dos municípios paulistas na produção, análise e uso de informações territoriais, contribuindo para o aprimoramento da gestão e do planejamento das políticas públicas no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

As iniciativas inscritas pelos municípios foram avaliadas por uma banca técnica, conforme os critérios do edital nº 01/2024, considerando coerência temática, relevância da prática para a consolidação da Vigilância Socioassistencial, potencial de replicabilidade e impacto na gestão local.

O seminário contou com a presença da secretária estadual de Desenvolvimento Social, Andrezza Rosalém, do coordenador de Gestão do Suas, Rodrigo Lachi, da diretora de Assistência Social, Tatiane Magalhães, da presidente do Coegemas/SP, Rita de Cássia de Freitas, do presidente do Conseas/SP, Marcio Masella, e da chefe de Divisão da Drads Bauru, Angelita Maria da Costa.

O encontro reuniu técnicos municipais e estaduais, representantes de todas as regiões do Estado e convidados nacionais, em dois dias de apresentações, mesas temáticas e discussões voltadas ao fortalecimento da Vigilância Socioassistencial no SUAS.

Representando o município de Sorocaba, participaram do encontro o chefe da Divisão de Vigilância Socioassistencial da Secid, Nelson José Barnabé Junior; o chefe da Seção de Informações e Geoprocessamento da Secid, Alexandre Pereira Nicácio Martins; e a assistente social da Vigilância Socioassistencial da Secid, Dayana Cristina Alves.

“Esse seminário é uma oportunidade valiosa para a partilha de experiências entre os municípios. É um momento de troca e fortalecimento das boas práticas que encerram as macroatividades de 2025”, destaca Nelson José Barnabé Junior.

Para Alexandre Martins, a experiência contribuiu diretamente para o aprimoramento das ações locais. “Foi uma vivência enriquecedora, que fortalece o desenvolvimento das macroatividades da Vigilância em Sorocaba e amplia nossa capacidade de planejamento e análise territorial”, completa.