Na última quarta-feira, 3, cerca de 100 profissionais da saúde entre agentes comunitários de saúde (ACS), agentes de combate às endemias (ACE) e membros da equipe de enfermagem, participaram de um treinamento prático de primeiros socorros, realizado em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
A iniciativa faz parte do Curso Mais Saúde com Agente, programa nacional criada para fortalecer a atuação desses profissionais e ampliar a qualidade da atenção básica oferecida à população.
O encontro proporcionou vivências práticas em situações de urgência e emergência, com orientações sobre técnicas de reanimação cardiopulmonar (RCP), controle de hemorragias, imobilização em casos de fraturas e cuidados imediatos até a chegada de equipes especializadas.
“A parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, SAMU e o Ministério da Saúde, por meio do curso Mais Saúde com Agente de grande valia para qualificar e trazer um olhar científico e empático na assistência ao paciente”, ressaltou a enfermeira preceptora do curso, Ana Helena Ganam.
Essa foi mais uma ação que comprova a importância da prática na absorção de conhecimentos utilizados no cotidiano da Saúde. “Estar preparada para situações de emergência é essencial. Agora sabemos como agir de forma mais segura e eficaz, o que ajudará a atender e auxiliar ainda mais nossa comunidade”, afirmou a agente comunitária de saúde Kalisa Pereira.
Mais sobre o curso
O Curso Mais Saúde com Agente é uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com instituições de ensino, que visa capacitar ACS e ACE, além de integrar outros profissionais da rede. A formação aborda desde ações de vigilância em saúde e promoção de hábitos de vida saudáveis até capacitações práticas, como a realizada com o SAMU.
Nos próximos meses, os participantes seguirão com atividades teóricas e práticas, consolidando conhecimentos que reforçam seu papel essencial na promoção da saúde e na prevenção de agravos, aproximando ainda mais a rede de cuidados das comunidades.