Na manhã de quinta-feira, 14, a Secretaria de Fazenda, juntamente com a Secretaria de Tecnologia da Informação, recebeu profissionais de arquitetura e urbanismo que possuem processos em tramitação na Prefeitura de Ubatuba para apresentar o funcionamento do Sistema Eletrônico de Informações (SEI).
A plataforma transfere toda a gestão de documentos, comunicações e processos administrativos para o meio eletrônico, permitindo comunicação on-line, em tempo real, e eliminando o uso de papel. Durante a reunião, foram abordados temas como o trâmite dos processos, o protocolo e a migração do formato físico para o digital.
“As nossas maiores dúvidas são com relação aos processos do urbanismo. A taxa, outras coisas, a gente vai se acertando, mas eu, por fim, quero agradecer, porque foi super importante para nós”, afirmou o arquiteto Fábio Isnard.
“A reunião foi bastante produtiva. Além de podermos conhecer as funcionalidades do sistema SEI, pudemos tirar dúvidas e dar sugestões de melhorias. Quando a prefeitura dá esse tipo de espaço aos profissionais da Arquitetura e Urbanismo, não só estes ganham, mas o município como um todo”, avaliou o arquiteto Selvino Neto.
Segundo a secretária de Fazenda, Alethea Ageu, a implantação do SEI demandou esforço, mas trouxe melhorias para os serviços da pasta. “É simples, é fácil, é como vocês falaram. No começo, tem essa dificuldade, porque é muito novo, e a gente não sabe como os departamentos vão proceder. Mas na Secretaria de Fazenda, estabelecemos uma força-tarefa com o pessoal, pois queremos terminar todos os processos em papel até dezembro. Muito embora a Lei estabeleça que o prazo é até maio do ano que vem, a gente quer terminar até dezembro”, afirmou a secretária.
Ainda de acordo com ela, o sistema deve agilizar os trâmites e reduzir reclamações sobre demora nas aprovações e análises. “Eu peço a colaboração de vocês nesse sentido, porque agora no início realmente vai ser difícil, já que estamos habituados ao papel. Mas a intenção é que a gente fique 100% sem papel”, finalizou Alethea.