Ícone do site JORNAL DE LIMEIRA

4º Encontro de Ecoturismo discute educação ambiental e turismo – Prefeitura Municipal de Ubatuba

Nos dias 20, 21 e 22 de agosto, o Museu da Vida Marinha, no bairro Perequê-Açu, recebe o 4º Encontro de Ecoturismo de Ubatuba. O evento, organizado pela Associação Coaquira e que conta com o apoio da Secretaria de Turismo da Prefeitura de Ubatuba, terá como tema “Educação Ambiental e Turismo Responsável” e reunirá especialistas para discutir práticas sustentáveis e o desenvolvimento do setor na cidade.

A programação contará com painéis e palestras que relacionam a preservação ambiental e o Turismo, além de atividades culturais que valorizam as tradições indígenas, quilombolas e caiçaras. A proposta é integrar conhecimentos acadêmicos, experiências comunitárias e estratégias para um futuro mais sustentável, considerando a importância de Ubatuba como destino turístico e território de rica biodiversidade.

“Discutir educação ambiental e turismo responsável é fundamental para Ubatuba, onde a preservação dos ecossistemas e o desenvolvimento do setor precisam caminhar juntos”, afirmou o secretário de Turismo, Anderson Paiva.

“Esperamos que todos os esforços para a construção do 4° Encontro de Ecoturismo, alcance seus objetivos, que são aproximar as Comunidades Tradicionais, rever os caminhos do desenvolvimento de Ubatuba e visualizar um futuro possível ao desenvolvimento turístico, ecologicamente equilibrado com direcionamento baseado nos saberes locais e científicos para uma atividade turística justa, equilibrada e planejada, com base na educação ambiental e no ecoturismo”, destacou uma das representantes da Associação Coaquira, Mariana Pavan.

A expectativa de organização é a participação presencial de 180 pessoas – que é o público inscrito. As inscrições presenciais já foram encerradas devido à capacidade do local, mas o público poderá acompanhar a programação ao vivo, de forma online, pelo YouTube e Instagram.

Confira alguns painéis e palestrantes

  • Painel: Conscientização sobre Impactos Ambientais do Turismo
    Está prevista a participação dos profissionais Maria Robim, bióloga e doutora em Ecologia pela Universidade Federal de São Carlos, com mais de 30 anos de atuação no Instituto Florestal; Mônica Spegiorin, geógrafa e educadora, mestre em Linguística Aplicada e cofundadora do Instituto de Cultura Oceânica (ICOA); e Lucas Tomazella, biólogo e guia de turismo com experiência no Parque Estadual da Ilha Anchieta. O debate vai tratar de estratégias para identificar e minimizar os impactos da atividade turística sobre o meio ambiente.
  • Painel: Desenvolvimento de Habilidades para o Turismo Sustentável
    Reúne Niuara Leal, especialista em turismo sustentável com atuação em programas de base comunitária e avistamento de baleias; Lívia Torres, consultora do Sebrae com mais de 10 anos de experiência em turismo e serviços; e João Bachur, biólogo com experiência em conservação de fauna no Pantanal e atualmente integrante do projeto DACNIS em Ubatuba. Os participantes vão abordar a importância de desenvolver competências que conciliem preservação ambiental e fortalecimento econômico.
Sair da versão mobile