Ícone do site JORNAL DE LIMEIRA

Canal do Mangue recebe serviço de limpeza no Centro do Rio – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Ruas do entorno do Sambódromo também recebem limpeza nas galerias pluviais – Divulgação/Fundação Rio-Águas

A Fundação Rio-Águas, vinculada à Secretaria Municipal de Infraestrutura, trabalha na limpeza do Canal do Mangue, no Centro. Em preparação para o Carnaval, os serviços beneficiam o trecho da Avenida Presidente Vargas, entre o monumento à Zumbi dos Palmares e as proximidades da sede da Prefeitura do Rio. As redes de drenagem de ruas do entorno do Sambódromo também receberam limpeza para prevenir alagamentos na região.

Os trabalhos no rio são realizados com o auxílio de uma escavadeira hidráulica e caminhões, e ocorrem durante a noite para evitar impactos no trânsito. Para executá-los, uma faixa de rolamento da Avenida Presidente Vargas precisa ser interditada, entre as 22h e 5h, no sentido Candelária, junto ao canal. A previsão de conclusão dos trabalhos é na primeira quinzena de fevereiro.

– O Canal do Mangue é um curso d’água histórico. Ele é importante para drenar a região central da cidade, principalmente nas proximidades da Marquês de Sapucaí. Realizamos este serviço anualmente para evitar alagamentos no verão e em preparação para o Carnaval – destaca o presidente da Fundação Rio-Águas, Marcelo Sepúlvida.

O Canal do Mangue tem 2,7 quilômetros de extensão e drena parte da região central da cidade e da Tijuca. Os rios Papa-couve, Comprido e Maracanã deságuam diretamente neste canal.

Serviços concluídos em vias do entorno do Sambódromo

Além dos trabalhos no canal, as equipes da Fundação Rio-Águas acabam de concluir serviços de limpeza dos ralos e das redes de drenagem em ruas do entorno do Sambódromo. Os trabalhos beneficiaram dez vias da região, como as avenidas Salvador de Sá, Trinta e Um de Março, Travessa Onze de Maio, ruas Benedito Hipólito, do Catumbi, Carolina Reidner, Frei Caneca, dentre outras. Os operários realizaram limpeza manual e com o auxílio de quatro caminhões vacall, que conseguem sugar os materiais das galerias. Cerca de 300 ralos também foram desobstruídos.

Em dezembro, a primeira etapa dos trabalhos foi concluída. Foram executados serviços de desobstrução nas redes internas da Passarela do Samba e na galeria do Rio Papa-couve, que passa sob a Rua Marquês de Sapucaí.

 

Canal do Mangue tem 2,7 quilômetros de extensão – Divulgação/Fundação Rio-Águas

Categoria:

  • 23 de janeiro de 2025
  • Marcações: Canal do Mangue drenagem fundação rio-águas limpeza Prefeitura do Rio Sambódromo

    Sair da versão mobile