A Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio da Secretaria da Fazenda, realizou uma operação de fiscalização na Praia Grande com o objetivo de combater o comércio clandestino. Durante a ação, um indivíduo, natural de Paraty, foi abordado e, ao resistir à abordagem, tentou agredir um policial militar que apoiava a operação. O homem estava vendendo bebidas alcoólicas irregulares na areia da praia, sem a devida licença.
O indivíduo foi conduzido à delegacia e permanece à disposição da Justiça. Além disso, os equipamentos utilizados para o comércio irregular foram apreendidos.
Na mesma operação, fiscais da Prefeitura de Ubatuba apreenderam outros produtos ilegais, incluindo mostruários com itens óticos sem comprovação de origem e churrasqueiras portáteis utilizadas na venda de espetinhos, todos sem a autorização legal necessária.
É fundamental alertar a população e os turistas sobre os riscos envolvidos no consumo de produtos comercializados por ambulantes clandestinos. A procedência dos alimentos e bebidas oferecidos nessas condições é desconhecida, o que aumenta o risco de contaminação e adulteração. Ademais, o comércio ilegal prejudica os ambulantes legalizados e o comércio formal, que investem em licenças anuais e são regularmente inspecionados pela Vigilância Sanitária.
Outro ponto crítico identificado são as locações de equipamentos náuticos realizadas por pessoas não licenciadas, o que compromete a segurança dos banhistas. Sem a devida regulamentação e o cadastro na Prefeitura, não há garantias de que os equipamentos atendem aos requisitos de segurança exigidos. Em caso de incidentes, é praticamente impossível localizar o locador para as devidas providências.
A Prefeitura de Ubatuba reforça a importância de evitar atividades ilegais e incentiva a população e os visitantes a optarem por serviços regulamentados, que assegurem a qualidade e a segurança para todos.