Ícone do site JORNAL DE LIMEIRA

Yuri Alberto é o primeiro joseense artilheiro do Campeonato Brasileiro

Lucas Lemes


Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Pelé, Roberto Dinamite, Zico, Romário, Edmundo… a lista de craques que foram artilheiros do Campeonato Brasileiro é grande. Neste ano, mais um craque entrou na lista, o joseense Yuri Alberto, artilheiro da 69ª edição do Brasileirão e maior goleador do Brasil em 2024, com 31 gols.

Yuri Alberto, o primeiro garoto em pé da direita, posa com uniforme azul do sub-11 do Atleta Cidadão. | Foto: Acervo do Atleta Cidadão

Nascido em São José dos Campos no dia 18 de março de 2001, o camisa 9 do Corinthians começou a trilhar sua carreira em uma escolinha de futebol da cidade e, foi no Atleta Cidadão, programa de categoria de base promovido pela Prefeitura de São José dos Campos, que Yuri chamou a atenção do Santos.

Com a camisa 11, Yuri Alberto, craque das categorias de base do São José/AC. | Foto: Acervo do Atleta Cidadão

Quem lembra bem desta história é Nedilson Fernando de Oliveira, de 57 anos, treinador que atua no Atleta Cidadão há 18 anos e viu o crescimento de Yuri de perto nos gramados:

“Em 2012, fizemos uma captação de atletas na cidade para compor o elenco do Atleta Cidadão. O Yuri Alberto veio da escolinha R10, do professor Robinho, e logo passou a fazer parte do time do Atleta Cidadão para jogar o Paulistão sub-11. No campeonato, ele começou a ser monitorado pelo Santos após uma partida que nós fizemos contra eles no CT Rei Pelé”, disse.

“Em um dado momento do jogo, Yuri cobrou um escanteio do lado direito com a perna direita. Logo em seguida, surgiu outro escanteio do outro lado, e ele cruzou para a área com a perna esquerda. O menino deu trabalho para o Santos no jogo e, a partir desse dia, que o Santos buscou o Yuri Alberto para posteriormente, levá-lo em definitivo.”, conta o treinador, que gosta de uma boa resenha.

Encontro do treinador Nedilson com Yuri Alberto, quando jogava pelo Internacional| Foto: Acervo pessoal

Doze anos depois, Yuri Alberto, que hoje tem 23 anos, já jogou por diversos grandes clubes e consolida uma trajetória de sucesso por onde passou. Santos, Internacional de Porto Alegre, Zenith da Rússia e Corinthians, além de convocações para as categorias de base da Seleção Brasileira.

O loiro Gregore, capitão do time do Atleta Cidadão. Jogador é campeão brasileiro com o Botafogo| Foto: Acervo Atleta Cidadão

Outro atleta que foi jogador das categorias de base do programa Atleta Cidadão é Gregore, que foi destaque na campanha vitoriosa do Botafogo no Brasileirão deste ano e autor do gol que sacramentou o título do campeonato para o time carioca, na vitória por 2 a 1, diante do São Paulo.

Mineiro de 30 anos, Gregore chegou em 2011 para as categorias sub-17 e sub-20 do Atleta Cidadão. Além da conquista do Brasileirão, Gregore também comemorou o inédito título da Libertadores conquistado pelo Botafogo neste ano. 

*Foto: Reprodução

Celeiro de Atletas

São José dos Campos colhe os frutos de um trabalho contínuo que se consolidou ao longo dos anos como um verdadeiro celeiro na formação de atletas no futebol, especialmente por meio de suas categorias de base. A cidade conta com estruturas esportivas de qualidade, profissionais qualificados e programas de incentivo que permitem que jovens talentos desenvolvam todo o seu potencial. Com um olhar atento para a formação integral do atleta, São José proporciona não apenas o aprendizado técnico, mas também valores como disciplina, trabalho em equipe e respeito, essenciais tanto dentro quanto fora dos gramados.

O reflexo desse trabalho é visto na grande quantidade de jogadores revelados que seguem carreiras promissoras no futebol profissional, representando a cidade em clubes de destaque no cenário nacional e até internacional. São José dos Campos não é apenas uma referência regional, mas um modelo de como investir no esporte transforma vidas e fortalece comunidades, reafirmando seu compromisso de ser um ponto de partida para futuros craques do futebol brasileiro.

 


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Sair da versão mobile