Ícone do site JORNAL DE LIMEIRA

Ação educativa conscientiza crianças sobre a dengue

Lucas Brito


Secretaria de Saúde

Colaboração da jornalista Ariane Caldas e do estagiário Rodrigo de Almeida

Os alunos da Emei Prof. José Antero Cursino dos Santos, localizada no Jardim Satélite, região sul da cidade, aprenderam mais sobre os cuidados com a dengue, de forma lúdica e interativa nesta terça-feira (5).

Equipes do Centro de Controle de Zoonoses visitaram a escola e promoveram teatro, jogos e brincadeiras para ensinar os pequenos como prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. 

A atividade envolveu mais de 300 crianças. O objetivo é engajar os pequenos com o tema, fazendo com que eles fiquem atentos a sinais como água parada e entulhos, além de espalhar o conhecimento adquirido em casa com as famílias.

Segundo Beth Ono, professora da sala de leitura, o teatro é uma ótima forma para se comunicar com a faixa etária. “Por ser um tópico muito sério e importante, a abordagem do teatro funciona muito bem com eles, para que compreendam a mensagem”, afirmou. 

“Nós sempre tratamos deste assunto com músicas e histórias, linguagens que facilitam a compreensão deles”, destacou Beth.

Ainda de acordo com a professora, as mudanças nos comportamentos das crianças são nítidas após este trabalho de conscientização. “Eles passam a agir como fiscais, prestam atenção na limpeza e organização da escola e dos arredores, assim como em casa também. Isso tem um impacto positivo em toda a comunidade”, explica.

Mesmo tão novos, Felipe Domingues Martins e Manuella Gonzaga da Silva, de 5 e 6 anos respectivamente, já mostram que podem fazer a diferença na luta contra o mosquito. 

“Eu aprendi que não pode deixar água parada, nem mesmo nas plantinhas”, disse Manuella.

“Vou falar para o meu primo tudo que eu aprendi hoje aqui, para ele também saber como se cuidar na escola e em casa, assim ninguém vai pegar dengue”, contou Felipe.


Manuella e Felipe juntos com a professora Beth | Foto: PMSJC

Mobilização

A Prefeitura, por meio do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), mantém diversas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses, em todas as regiões da cidade durante todo o ano. O trabalho é realizado principalmente pelos ACE’s (Agente de Combate às Endemias) e a população pode consultar o registro dos profissionais no site da Prefeitura. 

Com os agentes, a Prefeitura realiza a visitação aos imóveis com um trabalho de educação e orientação à população sobre os riscos das doenças e como evitar recipientes que podem acumular água. Diante da notificação de casos positivos de dengue, são realizadas ações de controle de criadouro e nebulização. A programação também está disponível no site

É essencial a colaboração dos munícipes, redobrando os cuidados e sendo cordiais com os agentes, deixando-os entrar na casa para avaliação dos quintais, vasos de plantas e ralos. Eles estão trabalhando para garantir a saúde de todos. 

A população também pode ajudar a combater a dengue denunciando possíveis criadouros do mosquito pelo telefone 156. Mais informações e orientações.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde

Sair da versão mobile