Parcerias e ações de internacionalização tem se consolidado na instituição
O Campus São Roque, que é especializado na área de enologia e viticultura, realizou na última terça-feira (22), um evento para a comemoração do dia do enólogo. A comunidade pôde participar de palestras, workshop, dentre outras atividades, tendo a oportunidade de se aprofundar no conhecimento da área. O evento contou com a presença de duas pesquisadoras da Universidad de la Rioja (Espanha), que é parceira do IFSP. O convite partiu do professor Fabio Lenk, que aprovou um projeto no Edital nº. 76/2024 – Hospedagem Pedagógica, para ser desenvolvido junto àquela universidade . As convidadas trouxeram importantes contribuições para o evento, consolidando ainda mais a cooperação existe na instituição.
Na última segunda-feira (28) o Campus São Paulo recebeu uma comitiva composta por alunos e professores da Universidad Simón Bolívar (Colômbia). A visita se deu em decorrência de uma parceria recém estabelecida entre o IFSP e a instituição colombiana. As atividades começaram por volta das 8h, e os convidados internacionais conheceram o departamento de mecânica e o projeto coordenador pelo professor Eduardo Bock, visitaram o departamento de Construção Civil, conheceram o premiado projeto de “Soft Robots” do professor Alexander Brincalepe e estiveram no FunghiLab, do professor Nelson Menolli. À noite, juntamente com o professor Rafael Bauer e alunos do Campus São Paulo, fizeram uma caminhada cultural guia pela Avenida Paulista.
O coordenador da Arinter, professor Wagner Belo, afirmou que essas ações fortalecem a internacionalização do IFSP. Ele destacou que alguns professores que tiveram seus projetos aprovados no edital de Hospedagem Pedagógica já estão desenvolvendo os seus trabalhos no exterior, junto às universidades parceiras. Este é o caso do professor Paulo Frighetto, do Campus Sertãozinho, que está em Portugal; do professor Rodrigo Oliveira, do Campus São Paulo, que está na Argentina e do Professor Felipe Basile, do Campus Pirituba, que recentemente esteve na Colômbia.
Todas essas viagens foram custeadas com os recursos captados pela Arinter junto a parceiros externos. Segundo Wagner, ainda esse ano outros docentes contemplados no Edital nº. 76/2024 viajarão para desenvolver seus projetos junto a parceiros internacionais. Também está prevista para este ano a divulgação de um intercâmbio de curta duração com alunos de cursos integrados para Portugal.