Cláudio Ribeiro
Secretaria de Saúde
Colaboração da estagiária Rayane Ricardo
As campanhas de conscientização e prevenção, realizadas em setembro, se inspiram em várias cores. O verde incentiva a doação de órgãos e o vermelho chama a atenção para a importância dos exames cardiovasculares. Já o amarelo foi escolhido para representar os cuidados com a saúde mental.
Dentro do Setembro Amarelo, o Hospital Municipal de São José dos Campos (HM) realizou, nos dias 25 e 26, na entrada e saída de expediente, uma atividade ligada ao tema voltada para os colaboradores. A abordagem foi dividida em 3 horários – às 6h30, 12h30 e 18h30 – e conduzida por duas enfermeiras e um psicólogo.
Durante a troca de turno, os funcionários passavam pelo termômetro de humor, um medidor com escalas de emoções. Por meio da ferramenta, eles reconheciam o sentimento mais predominante naquele dia, sendo positivo ou negativo.
Em seguida, eram direcionados para escolher no mensageiro da esperança uma cartinha entre as que ficavam no painel. As mensagens continham recados de valorização e reconhecimento ao trabalho realizado com excelência pela equipe.
“Isso ajuda o gestor a entender qual a melhor forma de conversar com o membro da equipe que pode não estar no melhor dia”, disse a enfermeira Annyelle Franco Moura, condutora do evento e supervisora do setor de Educação Continuada do HM. Ao todo, 279 profissionais participaram da iniciativa. A pergunta era: “Como você está se sentindo hoje?” Animado e calmo foram as respostas predominantes.
Uma das que passaram pelo estande no primeiro dia, a auxiliar de enfermagem Josiane Aparecida Santos destacou a importância dessas ações solidárias no hospital. “É bom conversar com os funcionários. Somos como casca de ovo. Por fora podemos estar completos, mas por dentro talvez não. Acho que a ação estimula bastante.”
Para Annyelle, o que mais a surpreendeu foi a emoção dos colegas ao ler as mensagens dentro das cartas. “É um momento que eles param e olham para si mesmos e identificam o sentimento que está predominando no coração deles.”
Apoio online
Alguns funcionários também apontaram estados de humor negativos, dizendo que estavam esgotados ou chateados. Para esse grupo, existe o atendimento psicológico virtual, oferecido pela gestora do hospital, a SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina).
Pelo serviço de tele apoio, psicólogos e médicos psiquiatras (estes quando indicados) dão assistência àqueles que estejam em situação de sofrimento psíquico. O acompanhamento ocorre uma vez por semana, com 12 semanas de duração.
“O importante da ação é conseguir transmitir para os funcionários que eles não estão sozinhos, demonstrar para eles os serviços de apoio e validar sentimentos, sejam positivos ou negativos”, afirma o psicólogo Leonardo Theodoro, que faz parte da equipe multiprofissional do hospital e também atuou na dinâmica, dando orientações e conversando com os participantes.
Leonardo destacou a importância dos momentos de reflexão para os profissionais da unidade hospitalar. “Terem este movimento de validação de sentimentos, espaço de escuta, rede de apoio e serviços capacitados, para ajudar pessoas que estão passando por dificuldades maiores, é fundamental no dia a dia.”
Outro objetivo da campanha é quebrar o estigma que existe em relação à psicologia. “Estamos em uma sociedade que era e é preconceituosa, que desconsiderava esse cuidado. Então, temos esse viés de continuar a desconstruir este preconceito com as terapias da saúde mental.”
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde