NOTÍCIAS

Estudo de pesquisadores da Unicamp e do IFSP pode contribuir para o tratamento do câncer – IFSP

Artigo publicado no International Journal of Biological Macromolecules destaca o potencial da quitosana e do ácido hialurônico em terapias oncológicas

A colaboração científica entre pesquisadores da Unicamp do e IFSP vem colhendo frutos inovadores na área de biomateriais. Recentemente, o grupo de pesquisa do Laboratório de Engenharia e Química de Produtos (LEQUIP), da Faculdade de Engenharia Química (FEQ) da Unicamp, coordenado pela professora Marisa Masumi Beppu, em parceria com o professor Hernandes Faustino Carvalho, do Instituto de Biologia da Unicamp, e o professor Jorge Delezuk, do Campus Campinas do IFSP, publicou um estudo de grande impacto.

Ilustração do impacto dos avanços publicados no artigoO artigo “Influence of hyaluronic acid and chitosan molecular weight on the adhesion of circulating tumor cell on multilayer films” publicado no International Journal of Biological Macromolecules,  explora o desenvolvimento de filmes finos, baseados em biopolímeros, para aplicação biomédica, com foco na adesão de células tumorais circulantes (CTCs). De acordo com o professor Jorge Delezuk, as CTCs, ao expressarem em excesso a glicoproteína CD44, ligam-se a filmes finos de ácido hialurônico (HA), um ligante natural de CD44, permitindo um estudo detalhado dessas células no diagnóstico e tratamento de câncer.

Jorge Delezuk, Thalyta Santiago e Marisa BeppuA pesquisa, conduzida pela doutoranda Thalyta Santiago sob orientação da professora  Marisa Beppu, investigou o impacto da massa molar da quitosana (CHI) em filmes de CHI/HA construídos por deposição em camadas (layer-by-layer). “Resultados revelaram que a massa molar da quitosana influencia diretamente a orientação dos grupos carboxílicos do HA na superfície do filme, modulando a adesão das CTCs. Estes achados abrem novos caminhos para o uso de biopolímeros no desenvolvimento de sensores e na liberação controlada de fármacos para tratamento oncológico, destacando o potencial da quitosana e do ácido hialurônico em terapias personalizadas”, contou o professor do IFSP.

Delezuk afirmou que cooperação entre os institutos reforça a importância das parcerias acadêmicas para fortalecer a pesquisa científica e desenvolver tecnologias mais acessíveis, seguras e sustentáveis para a sociedade.