Com foco na redução de acidentes de trânsito por meio da conscientização e da educação, a Prefeitura de Ubatuba e a Associação Comercial e Industrial de Ubatuba (Aciu) se uniram na campanha do Maio Amarelo.
Na manhã desta terça-feira (28), forças policiais, população e condutores marcaram presença no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto para uma palestra com foco nos motociclistas, que deve passar a integrar o calendário anual da Aciu.
Na ocasião, as forças de segurança que atuam no município fizeram apresentações sobre dados de sua jurisdição. Na abertura, o diretor da Aciu, Luis Claudio da Silva, destacou que “esse é o evento principal de toda a campanha. Já foram feitas blitz educativas, simulação de sinistro… e acreditamos que conseguimos mudar isso, mas o trânsito não abrange só motociclista e motorista, mas pedestres e ciclistas também. Cada um precisa fazer a sua parte. Estamos apostando nessa ação”, disse.
O secretário da Segurança Pública, Alexandre Napoli, direcionou sua fala aos motociclistas. “Nossa missão principal é salvar vidas. A vida de vocês e muito importante, então, quando vocês se deslocam no trabalho, vocês precisam voltar para suas casas e sua família. A vida de vocês é importante e o trabalho de vocês é importante para o município”, afirmou.
Números
Segundo dados do Infosiga, lembrados pelo diretor de Trânsito, Edgar Clarindo, Ubatuba ocupa a quarta posição em ocorrências de trânsito com vítimas fatais em 2024, com nove no total, e que para mudar esse cenário é preciso melhorar o comportamento dos usuários das vias públicas.
“Como todo mundo fala, a paz no trânsito começa conosco. E para isso, a gente precisa do apoio de vocês e das forças de segurança, fiscalizando mais, proibindo e inibindo os abusos no trânsito”, enfatizou Clarindo.
As inspetoras da Polícia Rodoviária Federal, Pazolini e Marchesi, compartilharam algumas estatísticas da BR-101 trecho Federal, frisando que 87% dos acidentes acontece entre a Praia Vermelha do Norte e a Praia Grande e que os acidentes com moto são os que lideram o ranking e, por isso, um dos principais objetivos é diminuir a estatística desse público.
Segundo números da própria PRF, em 2023 foram 216 acidentes de trânsito na rodovia, com dois óbitos. Já em 2024, só no período até maio, já são 109 acidentes com dois óbitos – o mesmo número de óbitos em 12 meses de 2023.
“Em 2023, 67% dos acidentes foi com motociclistas. Já em 2024, até agora, o índice está em 74%”, pontuou Pazolini.
“O trabalho de educação é muito importante, pois se uma pessoa sair daqui conscientizada, já valeu a pena. Mais de 90% dos acidentes tem causa humana e não veicular, ligados diretamente à postura do condutor, e é ele que temos que atingir”, complementou a inspetora.
Em seguida, o 1⁰ Tenente Godoi da Polícia Militar Rodoviária, fez uma explanação sobre as principais infrações e seus respectivos desdobramentos. Ele comentou que em automóveis, a principal causa de acidentes e infrações é a falta do cinto de segurança, seguido do consumo de bebidas alcoólicas.
Dados
A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) definiu os anos de 2021 a 2030 como a Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito, cuja meta é a redução de, pelo menos, 50% de lesões e mortes no trânsito no mundo inteiro.
Dados da ONU de 2022 apontam que, a cada 24 segundos, uma vida é perdida no mundo em um acidente de trânsito e que 90% dessas mortes ocorre em países de renda baixa e média.
Em média, 1 milhão e 350 mil vidas são perdidas nas estradas anualmente. Esta já é a maior causa de morte de pessoas de 5 a 29 anos no mundo.