Ícone do site JORNAL DE LIMEIRA

Atletas paralímpicos de São José ganham 7 medalhas no Mundial

Lucas Lemes


Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Perto de 3 meses para o início dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, o Atletismo Paralímpico Brasileiro obteve seu melhor desempenho em mundiais no último sábado (25), em Kobe (Japão).

Com 19 vitórias nesta edição do Mundial, os atletas paralímpicos bateram o próprio recorde de vitórias conquistadas, 16 ouros em Lyon (França, 2013).

Em Kobe, o protagonismo dos joseenses colaborou para a conquista deste resultado, além de colocar o Brasil na segunda colocação do quadro geral com 42 medalhas (19 ouros, 12 pratas e 11 bronzes), deixando para trás as potências Grã Bretanha (7) e Estados Unidos — com mais que o triplo de medalhas de ouro que os norte-americanos, que fecharam com 6. China terminou na liderança com 33 ouros.

Rayane Soares, atleta da equipe Athlon/São José.

Destaque para a corredora da equipe Athlon/São José, Rayane Soares, da classe T13: ouro nos 200 metros, prata nos 100 metros e bronze nos 400m.

Ricardo Mendonça (centro), campeão mundial nos 100m rasos T37.

Além de Rayane, o velocista Ricardo Mendonça, da classe T37, também faturou o ouro nos 100 metros rasos.

Lorena e Renato, dupla de São José conquistou prata e bronze juntos.

Lorena Spoladore e Mateus Evangelista conquistaram mais 3 medalhas. Lorena e seu assistente Renato Ben Hur faturaram prata no salto em distância (T11) e bronze nos 100 metros (T11); Mateus levou o bronze no salto em distância (T37).


Mateus Evangelista, bronze no salto em distância.

Mizael Conrado, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e bicampeão paralímpico no futebol de cegos (Atenas 2004 e Pequim 2008), avaliou o desempenho do Brasil neste Mundial:

“A gente sai daqui [Kobe] com um sentimento de alegria, uma sensação de dever cumprido. Mas, por outro lado, com sentimento de um baita desafio e de muita expectativa para os Jogos Paralímpicos de Paris, que são o nosso principal objetivo do ciclo. O Campeonato Mundial demonstrou que nós estamos no caminho certo.”

Adiamento do Mundial

Previsto para ser realizado em 2021, o Mundial de Atletismo Paralímpico sofreu adiamento devido à pandemia de covid-19 e foi programado para ocorrer no mesmo ano dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

A competição aconteceu de 17 a 25 de maio, na cidade japonesa Kobe.

*Foto: CPB – Comitê Paralímpico Brasileiro


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Sair da versão mobile