NOTÍCIAS

‘Viola e café’ fecha mês da saúde mental nas Casas do Idoso

Ariane Caldas


Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Moda de viola, café e bolo de fubá. Quem não gosta, não é verdade? Com gostinho de interior e bons sentimentos, foi assim que os frequentadores das quatro Casas do Idoso se reuniram para celebrar o encerramento das atividades do janeiro branco.

A atividade reforça a importância do cuidado com a saúde mental na terceira idade e do resgate da cultura e das raízes.

Os idosos aproveitaram o encontro para apreciar muita moda de viola e diversos clássicos da música sertaneja, como “franguinho na panela”, de Lourenço e Dorival, e “No Rancho Fundo”, de Chitãozinho e Chororó. No auditório da Casa do Idoso Centro, animação não faltou! Palmas, sorrisos e muita dança contagiaram todo público presente.

Aos 80 anos, José Benedito ressaltou sobre a nostalgia que a música promove. “Existem diversas lembranças, do tempo dos meus avós, meus pais e isso é muito bacana. Eu gosto bastante de moda de viola.”

Para Doralice Ferreira, o sentimento também é de saudade. “O evento foi maravilhoso e muito importante para nós idosos, pois nos traz de volta às nossas raízes.”

A apresentação foi realizada por um grupo de violeiros, todos amigos e apaixonados pela música caipira. Emocionado, Luiz Gonzaga dos Santos, fala sobre o sentimento que o sertanejo raiz desperta. “A música sertaneja conta uma história e ela não é uma história qualquer, e alguns já vivenciaram momentos como esses na vida”, explica.

Referência

São José mantém quatro Casas do Idoso em todas as regiões da cidade e que são referência no Estado de São Paulo.

As Casas do Idoso são espaços de uso coletivo destinados ao desenvolvimento de atividades socioculturais e educativas, propiciando aos idosos a oportunidade de ter uma vida comunitária.

Além de atrações especiais como os bailes nas noites de sexta e os saraus culturais nas tardes de sábado, são mais de 40 atividades disponíveis que desenvolvem o envelhecimento ativo.

Por mês, as Casas do Idoso Centro, Sul, Leste e Norte recebem cerca de 6.000 pessoas.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *