Fotos: Mariana Campos
Por: Mariana Campos
Cerca de 40 crianças de seis a nove anos participaram, nesta terça-feira (16), do primeiro dia do curso de férias “Guardiões da Natureza”, no Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira”. A iniciativa de Educação Ambiental é realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).
Promovido com apoio do Corpo de Bombeiros, da Polícia Ambiental, do Consórcio Sorocaba Ambiental e do curso de Odontologia da Faculdade Anhanguera Sorocaba, o curso de férias ocorrerá até esta sexta-feira (19), das 8h às 12h, com diferentes atividades realizadas também no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” e no Parque Natural “Chico Mendes”.
O objetivo é aproveitar esta época de recesso escolar para proporcionar a conexão entre as crianças e também dos pequenos com a natureza, além de apresentar a elas os chamados “guardiões da natureza”, que são todos aqueles que atuam para a conservação das florestas e áreas verdes, atuando de diferentes formas, tais como controlando pragas, plantando árvores, protegendo as florestas e as águas.
“Nesta edição, estamos abordando os ‘guardiões da natureza’, apresentando alguns animais e o papel ecológico de cada um deles, personagens do folclore que protegem as nossas florestas, além da própria população, que também pode ajudar no dia a dia. Também vamos mostrar a eles alguns profissionais que desempenham esse papel importante, como os garis, que fazem a limpeza das ruas e a coleta de lixo; a Polícia Ambiental, que realiza a fiscalização da flora e da fauna; o Corpo de Bombeiros, que atua no combate às queimadas; os técnicos ambientais da Sema, que tem como uma de suas funções verificar a saúde das árvores; e as equipes do Saae, que cuidam do esgoto e da água da nossa cidade”, explica a educadora da Sema, Viviane Rachid.
A programação gratuita do primeiro dia do curso de férias contou com divisão das crianças em grupos, com a participação em brincadeiras, oficinas e a apresentação de teatro com personagens do folclore brasileiro (Cuca, Saci-pererê, Boitatá e a Iara).
Uma das atividades lúdicas foi a Oficina da Cuca. As crianças tiveram a oportunidade de aprender os feitiços dessa personagem do folclore brasileiro para ajudar a proteger as florestas e fazer uma poção mágica, utilizando vinagre e bicarbonato de sódio. A Cuca, ainda, transformou o Saci-pererê em um sapo e os participantes tiveram a chance de conhecer mais sobre suas funções na natureza e a importância para o equilíbrio ambiental, curiosidades e lendas, além de poder tocá-lo e, assim, aprender mais sobre a importância de respeitar e proteger esse animalzinho.
A programação prosseguirá nesta quarta-feira (17), com a realização de jogos educativos sobre animais, como urubu, coruja, mono-carvoeiro e lobo-guará, no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”. Na quinta-feira (18), a programação educativa ocorrerá novamente no Parque da Água Vermelha, com talk show, brincadeiras, trilha, oficinas e observação de peixes. Já na sexta-feira (19), último dia do curso de férias, as crianças participarão de brincadeiras, bate-papo com profissionais que são “guardiões da natureza” na cidade e torta na cara, no Parque Natural “Chico Mendes”.
Mais informações sobre o curso de férias podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone: (15) 3219-2280.