Ícone do site JORNAL DE LIMEIRA

Gincana Interescolar Sinctronics premia escolas da rede municipal – Noticias

 

 

Fotos: Sinctronics/Divulgação

Por: Rose Campos

Durante o período de outubro a novembro, cinco escolas da rede pública municipal foram selecionadas e participaram da “Gincana Interescolar Sinctronics”. O propósito era de arrecadar produtos eletrônicos recicláveis, da chamada linha verde, que inclui materiais, tais como: computadores, tablets, celulares, mouses, teclados, aparelhos de som, telefones (com ou sem fio), entre outros em desuso. Essas unidades de ensino juntaram, ao todo, mais de três toneladas de recicláveis e, neste mês de dezembro, foram premiadas.

A ação foi realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), em parceria com o Centro de Inovação e Sustentabilidade Sinctronics, da empresa Flex Brasil, e a Universidade São Carlos – Campus Sorocaba (UFSCar). Participam do projeto as unidades: E.M. “Dr. Achilles de Almeida”; E.M. “Prof. Flávio de Souza Nogueira”; E.M. “Dr. Getúlio Vargas”; E.M. “Leonor Pinto Thomaz”; e E.M. “Matheus Maylasky”.

Os estudantes tiveram um mês para recolher esses materiais, a serem encaminhados para reciclagem, a fim de virar matéria-prima para a produção de novos itens eletrônicos. Agora, em dezembro, representantes do Sinctronics e da UFSCar visitaram a Sedu, para premiar os diretores das escolas participantes da gincana. Na ocasião, houve cerimônia de entrega dos troféus, no gabinete do secretário da Educação, Clayton Lustosa, que contou com a presença dele, além de gestores e integrantes da Subcomissão de Inservíveis da Sedu.

A E.M. “Dr Getúlio Vargas” ficou em primeiro lugar, com 1.411 quilos arrecadados; seguida da E.M. “Matheus Maylasky”, com 636 quilos. Em 3º lugar ficou a E.M. “Dr. Achilles de Almeida”, com 622 quilos; 4º lugar, a E.M. “Leonor Pinto Thomaz”, com 421 quilos, e em 5º lugar: a E.M. “Profº. Flavio De Souza Nogueira”, com 225 quilos.

Para a vice-diretora da E.M. “Dr. Getúlio Vargas”, Elisa Soares dos Santos Costa, a participação foi uma oportunidade para que todos da escola se aprofundassem mais no tema. “Quando nós recebemos o projeto, elaboramos um plano para envolver, de fato, os alunos. Focamos no objetivo de ajudar o meio ambiente, nem divulgamos a premiação e os nossos alunos se engajaram pelo desejo de fazer alguma coisa em prol do meio ambiente. Todos se emprenharam, alunos do Fundamental 1 e 2. Os pequenos deram um show, trazendo também os pais para participar, e acredito que isso fez toda a diferença. Notamos uma competição saudável, mais voltada à cooperação em grupo”, avaliou.

A gerente do Sinctronics, Débora Marques Barros Galvão, comentou sobre a relevância da iniciativa: “O prêmio foi criado como um uma forma de divulgar o ensinamento sobre sustentabilidade e a importância da economia circular. Assim, os estudantes puderam não apenas aprender sobre o assunto, mas também se tornaram multiplicadores, ao informar suas famílias e amigos, incentivando-os também a reciclar”.

Como premiação, a escola campeã foi convidada a levar um grupo de alunos para conhecer o Centro de Inovação e Sustentabilidade Sinctronics, no Distrito Industrial da cidade de Sorocaba, e verificar como funciona o processo de reciclagem de materiais feitos pela empresa. Participaram da visita, além dos alunos da escola vencedora da gincana, a E.M. “Dr. Getúlio Vargas”, professores e parceiros do projeto pela UFSCar.

“Terminamos 2023 com o grupo tendo um saldo muito positivo, por conseguir articular esse projeto entre os estudantes e professores. São ações que devem permanecer”, afirmou o secretário da Educação, Clayton Lustosa.

Vamos, agora, sistematizar o trabalho, para que cada um consiga incorporar a prática de ações voltadas à sustentabilidade em sua dinâmica de vida, em casa, e não apenas na escola”, descreveu a gestora da Sedu, Parê Gutierrez, integrante da Subcomissão que atua nessa área, de forma integrada com a Secretaria de Administração (Sead).

Sair da versão mobile