NOTÍCIAS

Palestra celebra Dia dos Direitos Humanos nesta segunda

Ariane Caldas


Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Profissionais da rede de atendimento municipal e parceiros participaram, nesta segunda-feira (11), de uma palestra promovida pela Prefeitura de São José dos Campos para comemorar e refletir sobre o Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado no último domingo.

Os músicos Wiliam Vanderlan (violista) e Leandro Caprini (violinista) do grupo Luzes da Ribalta fizeram a abertura do evento. A palestra foi ministrada por João José Custódio da Silveira, juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, e abordou os desafios e direitos das mulheres, negros, pessoas com deficiência, idosos e a comunidade LGBTQIA+.

“Meu objetivo aqui é trazer alguns conhecimentos técnicos e de, eventualmente, falar onde podemos avançar e a partir disso tentar melhorar o serviço prestado ao cidadão”, disse.

O juiz ainda destacou a importância e a atuação dos profissionais da rede municipal. “Nós temos os direitos previstos na constituição, mas são os profissionais que estão aqui hoje, os grandes responsáveis por fazer valer a garantia de todos esses direitos.”  

Para Maria Nicole Oliveira dos Santos, que atua em uma unidade do Cras (Centro de Referência da Assistência Social), abordar a temática dos direitos humanos foi enriquecedor para o trabalho no dia a dia.

“Ainda que exista uma ampla atenção às questões da saúde e social no município, no Brasil ainda existe uma falha sistêmica muito grande relacionada a garantia dos direitos humanos.” Para a assistente social, esse é um assunto que precisa de um olhar mais cuidadoso.

 


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *