Ícone do site JORNAL DE LIMEIRA

Usuários dos CAPSs realizam passeio ao Zoológico Municipal repleto de alegria e integração – Noticias

Fotos: Bruno Rodrigues (Secom/Sorocaba)

Por: Bruno Rodrigues

“Um dia muito especial”. Assim pode ser definido o passeio realizado, na quinta-feira (30), ao Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, pelos mais de 50 usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs) “Alegria de Viver”, “Roda Viva”, “Viver em Liberdade” e “Arte do Encontro”.

A ação, intitulada “Integracaps”, é uma iniciativa dos CAPS III “Arte do Encontro” e “Viver em Liberdade”, com apoio da Coordenação de Saúde Mental, setor da Secretaria da Saúde (SES) da Prefeitura de Sorocaba.

A atividade, que foi conduzida pelos professores de Educação Física das unidades, Marcos Cavana, Cesar Telini, André Cieto e Luís Tangerino, trouxe momentos de alegria, descontração e mais conhecimento aos participantes. A cada nova atração explorada no zoológico, novos sorrisos e olhares curiosos iam tomando conta do grupo. O encontro ganhou ainda mais comunhão durante a pausa para o lanche em um dos quiosques do parque.

O passeio faz parte de uma série de encontros que ocorreu ao longo do ano, como o Baile dos Anos 70/80, no Parque dos Espanhóis; o Encontro de Primavera, no Parque no Natural e atividades físicas realizadas no Centro Esportivo “Dr Pitico”. “Foram eventos repletos de descobertas e aprendizados, tanto por parte dos usuários, como dos profissionais, com momentos lindos de alegria e leveza”, salienta a fisioterapeuta e supervisora de Saúde da SES, Ione Augusta Porto.

“Essa é uma ótima forma de estreitarmos vínculos entre os usuários e os profissionais, integrar os participantes de diferentes unidades e trocar experiências, viver momentos saudáveis de lazer, descontração e alegria”, comentou o professor Marcos Cavana, após fazer uma selfie com toda a turma.

A usuária do CAPS “Viver em Liberdade” Gabriela de Melo Campos Machado, que cursa Biologia no Ensino Superior, definiu o que representa, para ela, passeios como esses. “É um momento único, em que podemos observar os hábitos dos animais na prática e poder compartilhar esse lazer com os amigos. Só tenho a agradecer por essa oportunidade”, concluiu.

 

Sair da versão mobile