NOTÍCIAS

Em visita à Prefeitura de Sorocaba, secretário de Estado confirma projeto de trem intercidades e possível VLT no município

Trem intercidades, ligando Sorocaba a São Paulo capital, deverá ter start em 2025, a partir da realização do leilão referente a esse trecho; além disso, há o intuito de desenvolver projeto de instalação de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que ligará Sorocaba à cidade de Iperó (distante a 60 km).

 

A Prefeitura de Sorocaba recebeu, na tarde de terça-feira (28), a visita do secretário de Estado de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, e integrantes de sua equipe, no sexto andar do Paço Municipal, onde foram recepcionados pelo prefeito Rodrigo Manga e secretários municipais.

Durante o encontro, o secretário estadual confirmou, novamente, o interesse do Governo do Estado de São Paulo em dar andamento célere ao projeto de implantação do trem de passageiros no município, um trem intercidades, ligando Sorocaba a São Paulo capital, que deverá ter start em 2025, quando será realizado o leilão referente a esse trecho. Além disso, há também o intuito de tocar o projeto de instalação de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que ligaria Sorocaba à cidade de Iperó (distante a 60 km). “Para o projeto do VLT, será fundamental termos igualmente o aval e o envolvimento do governo federal”, afirmou o secretário de Estado, que adiantou que o governo estadual vem elaborando um grande plano de mobilidade urbana, o qual abrange várias regiões de São Paulo, e Sorocaba deverá ter participação relevante nesses novos projetos.

É um tema cujas discussões, na esfera federal, também deverão avançar, em breve. E, havendo, da mesma forma, o aceite por parte dessa esfera de governo, Sorocaba deverá ser o primeiro município do interior de São Paulo a ter a instalação de um VLT.

“Ficou claro que há um grande interesse, por parte do governo paulista, de trazer esse grandioso projeto para o nosso município. O que dependemos, agora, é de avançar essa discussão também no âmbito do governo federal, viabilizando a realização desse importante trecho no projeto de retomada do transporte ferroviário em nosso Estado. Tanto que, se de fato isso for aprovado, Sorocaba será a primeira cidade do interior paulista a receber um VLT”, destacou o prefeito Rodrigo Manga.

Participaram, também, da reunião no Gabinete do chefe do Executivo sorocabano, os secretários municipais de Mobilidade (Semob), Carlos Eduardo Paschoini, e de Relações Institucionais e Metropolitanas (Serim), Luiz Henrique Galvão, mais o diretor-presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Sergio Barreto. Também estiveram presentes o diretor executivo da Agem (Agência Metropolitana de Sorocaba), Leodir Ribeiro, o diretor-adjunto, Octávio Christófano (China), o prefeito de São Miguel Arcanjo, Paulo Ricardo da Silva, e o coordenador Regional do Republicanos, Roberto Natalino Silveira.

 

Fotos: Marcel Herrera/Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *