NOTÍCIAS

Afac lança campanha para o restauro do Parque Vicentina




Secretaria de Governança

A Afac – Organização Social de Cultural, entidade gestora do Parque Vicentina Aranha, lançou neste mês a campanha Imposto do Bem, uma oportunidade para os visitantes do Parque contribuírem com o restauro das edificações históricas.

Ao aderir à campanha, que vai até o dia 20 de dezembro, pessoas físicas que declaram Imposto de Renda no modelo completo podem destinar até 6% do imposto devido e pessoas jurídicas, optantes pelo lucro real, podem destinar 4%. A dedução será na declaração de 2024, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei 8.313/91).

Informações e a ficha de adesão estão disponíveis no site do Parque Vicentina Aranha. Mais detalhes podem ser consultados pelo WhatsApp (12) 99180-0654.

Plantão de dúvidas

Aos domingos, a começar no dia próximo dia 12, os visitantes do Parque Vicentina Aranha poderão também tirar dúvidas presencialmente com a equipe do Plantão Imposto do Bem.

Os atendimentos acontecerão das 9h às 12h, próximo ao Bambuzal, nos dias 12, 19 e 26 de novembro, e 3, 10 e 17 de dezembro.

Avanços no restauro

Considerado um importante exemplar da arquitetura hospitalar “pavilhonar”, o Parque Vicentina Aranha é preservado e tombado por lei nos âmbitos municipal, pelo Comphac (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos), e estadual, pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico).

Das seis edificações originalmente destinadas à internação durante a fase Sanatorial, todas já passaram por algum tipo de serviço no âmbito do restauro e três foram totalmente restauradas: o Pavilhão Marina Crespi, que abriga o Cantos de Leitura, sala de exposição e o Centro de Documentação Musical de São José dos Campos; o Pavilhão Alfredo Galvão, onde está instalado o MadaH Café & Bistrô; e o Pavilhão da Cia. Paulista de Estradas de Ferro, que será entregue no início de 2024.

Em 2021, as doações para a campanha Imposto do Bem foram destinadas ao restauro da Sala de Leitura, que era utilizada como cozinha e refeitório na fase sanatorial do Vicentina Aranha. Em 2022 e em 2023, a campanha contempla as obras no Pavilhão São João.

Sobre o Parque Vicentina Aranha

Inaugurado pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, em 1924, como Sanatório Vicentina Aranha, foi um dos maiores centros para tratamento de tuberculose da América Latina. Desde 2007, funciona como Parque Vicentina Aranha, de propriedade do munícipio de São José dos Campos, estando sua gestão, desde 2011, a cargo da Afac- Organização Social de Cultura, a qual promove a recuperação das edificações com obras de manutenção e restauro, além de uma vasta e diversificada programação cultural e de qualidade de vida.

Serviço

Campanha Imposto do Bem 2023
Restauro do Parque Vicentina Aranha
Período: até 20 de dezembro de 2023
Site: www.pqvicentinaaranha.org.br/seja-um-amigo
Informações: (12) 99180-0654 (WhatsApp)
Plantão presencial no Parque: dias 12, 19, 26/11 e 03, 10 e 17/12, das 9h às 12h
Endereço: R. Eng. Prudente Meireles de Morais, 302 – Vila Adyana, São José dos Campos/SP


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Governança

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *