Ícone do site JORNAL DE LIMEIRA

Jornada Odontológica destaca avanços da saúde bucal

Cláudio Souza


Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos iniciou, nesta quarta-feira (25), a 2ª Jornada Odontológica com o objetivo de ampliar a integração e a troca de conhecimentos entre os profissionais de saúde bucal e destacar os avanços nos atendimentos prestados à população nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Resolve, em unidades de saúde como o Hospital Municipal e em escolas municipais.

O evento, realizado pela Secretaria de Saúde no Cefe (Centro de Formação do Educador), em Santana, na região norte, reúne cirurgiões-dentistas, auxiliares de saúde bucal, técnicos em saúde bucal e agentes comunitários de saúde.

A Jornada Odontológica prossegue nesta quinta-feira (26), das 8h às 16h, com palestras sobre promoção de saúde e o programa de Saúde na Escola.

Saber. Dr. Libório destacou importância da troca de conhecimentos / Foto: PMSJC

Melhorias constantes

Nesta quarta, em meio às comemorações do Dia do Cirurgião-Dentista, as atividades foram intensas, com palestras e atividades voltadas para crianças.

Um dos destaques foi a palestra “Atuação do Cirurgião-Dentista de Atenção Primária à Saúde no Manejo da Disfunção Tempomandibular”, ministrada pelo professor Libório José Faria Júnior, que é doutor em ciências da anatomia geral, estrutura e ultraestrutura pela USP (Universidade de São Paulo. Além de coordenador e docente, ele é diretor do Cedda Day Hospital e presidente da Associação Brasileira de Disfunção.

Já a cirurgiã-dentista doutora Eduarda Borges Guimarães, que trabalha no Hospital Municipal, discorreu sobre o tema “Atendimento Odontológico para Pacientes em Leito Hospitalar”.

Foram relatados casos de sucesso no tratamento de doenças e câncer bucal.

“A Prefeitura está de parabéns. É um evento multidisciplinar sensacional com foco em saúde pública e troca de informações e conhecimentos. Ações como a 2ª Jornada Odontológica irão refletir no aprimoramento dos profissionais melhorando, ainda mais, os serviços públicos de saúde bucal”, disse Faria Júnior.

Mais saúde. Dra. Eduarda relatou sucessos nos tratamentos no HM / Foto: PMSJC

Homenagem e emoção

Um dos momentos mais emocionantes do primeiro dia da 2ª Jornada Odontológica aconteceu logo na abertura dos trabalhos.

Funcionária da Prefeitura de São José dos Campos há 34 anos e atualmente atuando como técnica de higiene dental na Emefi (Escola Municipal de Ensino Fundamental Integral) Professora Sebastiana Cobra, Eunice Costa Marins Soares, de 74 anos, cantou e tocou ao acordeon música que compôs em homenagem à cirurgiã-dentista Nardy Moraes, apoio técnico do Departamento de Atenção Primária à Saúde da Secretaria de Saúde.

“Estou muito feliz em poder fazer esta homenagem à doutora Nardy e a todos os cirurgiões-dentistas no seu dia e em em evento tão legal como este. A dra. Nardy foi umas minhas melhores chefes, com quem aprendi muito no meu início na Prefeitura”, afirmou Eunice.

“Com muita alegria e emoção recebi a homenagem da Eunice, representando todo o orgulho de ter tido a oportunidade de coordenar o programa de saúde bucal de São José ao longo de 18 anos”, disse Nardy.

Ela também destacou a importância da 2ª Jornada Odontológica.

“Eventos como este permitem, além da maravilhosa troca de experiência e aprendizado na área técnica, a possibilidade do reencontro de colegas de equipe, reforçando laços de afeto. Também fortalece o senso de responsabilização e vínculo da equipe na oferta de uma assistência de qualidade à população”.

Amizade. Eunice e dra. Nardy: unidas em prol da saúde pública / Foto: PMSJC

Escovódromo

Enquanto as palestras eram ministradas no anfiteatro, 272 alunos da Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Idelena Menezes Trefílio de Carvalho, vizinha ao Cefe, se esbaldaram no hall nas atividades preparadas pelas equipes da Secretaria de Saúde e alunos de Odontologia da Unesp (Universidade Estadual Paulista) e da Faculdade Anhanguera.

Eles aprenderam brincando nas ações de promoção de saúde bucal (escovódromo e trailer de Odontologia), alimentação saudável (tapete de nutrição) e atividade física (brincadeiras).

Os pequenos, que receberam kits com escovas e pastas de dente, foram orientados a ter uma melhor escovação por meio de técnicas e aprendizados.

“Brinquei bastante e aprendi a escovar os dentes. Foi muito legal”, afirmou Lucas Almeida Rodrigues, de 5 anos.

Educação. Lucas e seus coleguinhas aprenderam a escovar os dentes / Foto: PMSJC

Saúde Bucal

O programa de saúde bucal de São José, que já tem 44 anos, tem como objetivo atingir a excelência na assistência odontológica, na promoção da saúde bucal e na prevenção de doenças.

Os munícipes têm acesso à assistência odontológica nas UBSs Resolve e também em escolas municipais equipadas com consultório odontológico.

O cuidado se inicia com a Odontologia para bebês (Odontobebê) e se destina a todas as faixas etárias.

Pacientes acamados também têm a oportunidade de receber o atendimento odontológico através do PAD Odonto (Programa de Atendimento Domiciliar Odontológico).

Com a preocupação de se promover saúde e prevenir doenças, a equipe de saúde bucal realiza ações de orientação sobre a prevenção do câncer bucal e orientações sobre higiene oral abrangentes para todas as faixas etárias.

Afinal, em cada atendimento odontológico, a Prefeitura garante acolhimento, bem-estar e saúde.

 


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde

Sair da versão mobile