Ícone do site JORNAL DE LIMEIRA

Grupo da cidade que estava em viagem a Israel já está em solo sorocabano – Agência de Notícias


Outros quatro sorocabanos já conseguiram deixar Israel, em voos comerciais. Um casal da cidade, que também está em contato com a Comissão Municipal de ajuda humanitária da Prefeitura de Sorocaba, embarca em avião da Força Aérea Brasileira (FAB), nesta quinta-feira (12), com destino ao Brasil.

Com muito alívio, emoção e alegria, familiares e amigos recepcionaram, na manhã desta quarta-feira (11), no aeroporto local “Bertram Luiz Leupolz”, o grupo de Sorocaba, formado por dez pessoas que viajaram a turismo em Israel. Vindo de Brasília (DF), em um avião fretado da companhia de táxi aéreo NHR, em doação feita pela empresa, por intermédio do prefeito Rodrigo Manga, os repatriados desembarcaram em solo sorocabano, onde também já concederam entrevista à imprensa local e nacional, que acompanhou toda a história nesses últimos dias. Antes, uma pessoa desse grupo ficou em Brasília, de onde seguiu para a capital paulista.

Todos embarcaram em avião da Força Aérea Brasileira (FAB), na terça-feira (10), por volta das 13h30 (horário de Brasília), do Aeroporto Ben-Gurion, em Tel Aviv, e pousaram em Base Aérea, em Brasília (DF), na madrugada desta quarta-feira (11). Lá, o prefeito Rodrigo Manga, acompanhado da secretária de Comunicação (Secom), Fernanda Burattini, e do diretor de Área do Gabinete, Rodrigo Alcântara, recebeu o grupo e todos já retornaram a Sorocaba, no voo fretado. Já, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Sirlange Frate Maganhato, foi recebê-los no aeroporto de Sorocaba, entregando flores às mulheres; bem como o deputado federal Vitor Lippi. 

O grupo ficou, desde o início, em contato direto com a Comissão Municipal instituída pela Prefeitura de Sorocaba, para tratar da ajuda humanitária às vítimas dos ataques a essa região da Palestina. “A gente fica sem palavras de ver a alegria de todas essas pessoas. É muita emoção. Agradeço a Deus por nos permitir possibilitar esse momento a todos eles, foi algo sensacional. Eles passaram por um momento muito difícil e, graças a Deus, chegaram a Sorocaba, são e salvos, de volta às famílias deles”, declarou o prefeito Rodrigo Manga, logo que desembarcou no aeroporto da cidade, bastante emocionado.

Entre os que aguardavam ansiosos pela chegada dos familiares, estava o casal Noeme Lopes da Silva e Romeu Barbosa da Silva, moradores do Jardim São Paulo e pais dos pastores Rogério Barbosa da Silva e Romeu Barbosa da Silva Junior, que estavam com as suas esposas, Eliane Motta Antônio da Silva e Mirian Duarte da Silva, respectivamente, em Jerusalém, quanto os ataques tiveram início. “É uma alegria enorme, difícil conter a emoção. Quero rir, quero chorar. Agradeço primeiramente a Deus pelo retorno de todos eles, depois ao prefeito Rodrigo Manga e, em terceiro lugar, à imprensa. Sem eles, meus filhos ainda estariam lá, todos foram essenciais. Foram para passear e explodiu essa guerra”, declarou Noeme, ao lado do marido.

É uma sensação que me impacta bastante. Nunca vivemos isso de voltar ao Brasil como repatriados. É uma alegria enorme de estar em solo brasileiro, de estar com a família e amigos e, hoje, junto de uma pessoa que eu conversei muito por telefone, durante todos esses dias: o prefeito Rodrigo Manga. Ele, de forma bastante incisiva, dizia só uma frase para mim: ‘vocês vão voltar, os brasileiros todos vão voltar’. Isso marcou muito meu coração e, aquilo que foi falado, realmente aconteceu. Só tenho gratidão a ele”, afirmou o pastor Rogério Barbosa da Silva.

A sensação é de alívio e gratidão, de ver eles aqui. É um sentimento único. Graças a Deus, desde o primeiro contato que fizemos com a Prefeitura de Sorocaba, eles nos atenderam prontamente e deram todo o suporte. Se não, seria muito difícil trazer eles de volta”, enfatizou o publicitário Mateus Barbosa Duarte, emocionado ao rever seu pai, Romeu Barbosa da Silva Junior, e sua mãe, Mirian Duarte da Silva, depois de todos esses dias de angústia e aflição. “A guerra é terrível. Glória a Deus que tivemos apoio do prefeito Rodrigo Manga e que estamos hoje aqui e bem. Fizemos uma viagem de 14 horas pelo Exército Brasileiro, que nos serviram muita comida, deram tranquilidade, com médicos e psicólogos, enfim, foi muito legal ter chegado aqui”, afirmou Romeu.

Mais quatro sorocabanos já conseguiram deixar Israel, em voos comerciais, nesta quarta-feira (11), entre eles, o jogador de futebol Lucas Salinas, meio-campo do Ashdod, clube da primeira divisão de futebol israelense, que desembarca em Lisboa, em Portugal, e deve vir para Sorocaba nos próximos dias. Outro casal sorocabano, também em contato com a Comissão Municipal de ajuda humanitária da Prefeitura de Sorocaba, embarca em avião da FAB, nesta quinta-feira (12).

Iniciativas municipais de ajuda humanitária

No último sábado (7), a Prefeitura de Sorocaba publicou Decreto Municipal, criando a Comissão Municipal para tratar dessa ajuda humanitária, com o intuito de disponibilizar toda ajuda possível a sorocabanos que estão em Israel ou em outros lugares da região da Palestina, para que retornem, o mais rapidamente possível, ao Brasil, de forma segura. O canal disponibilizado pelo Município a todo cidadão que queira saber mais a respeito das medidas de apoio é o telefone: +55 (15) 99119-9847 (Secretaria da Cidadania da Prefeitura de Sorocaba).

Paralelamente, o Município entrou em contato com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ministério da Defesa e o Ministério das Relações Exteriores, além de parlamentares, entidades e associações para tratar da ajuda humanitária.

Da mesma forma, a Prefeitura de Sorocaba também está em contato com Vanderlei Martinez, representante do Centro Cultural Brasil-Israel e da Associação Israelita Brasileira de Sorocaba, para oferecer todo apoio ao alcance do município sorocabano ao Estado de Israel. Sorocaba também busca contato com a cidade israelense de Sha’ar-Haneguev, considerada uma cidade-irmã desde a década de 1980, que fica a poucos quilômetros da Faixa de Gaza, para saber como o município pode dar suporte necessário neste momento tão difícil e delicado, da mesma forma como lamenta profundamente e se solidariza com a morte do prefeito de Sha’ar-Haneguev, Ofir Libstein, durante os ataques, e já prepara ações e homenagens a respeito.

Fotos: Ricardo Campolim/Secom

Sair da versão mobile