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Prefeitura de Sorocaba entrega viaduto e conclui primeira fase de obras da Marginal que integra o “Complexo Itanguá” – Agência de Notícias

Fotos: Eduardo Santinon (Secom/Sorocaba)

A Prefeitura de Sorocaba inaugurou o Viaduto “Eng. Eraldo Couto Campelo”, na Avenida Américo Figueiredo, na manhã deste sábado (26), parte das obras de implantação do chamado “Complexo Itanguá”, o qual também inclui a nova Marginal do Córrego Itanguá, na Zona Oeste da cidade. Juntamente com o viaduto, a marginal teve seu primeiro trecho finalizado e entregue nesta data.

O viaduto, que tem 290 metros de extensão e 9,40 metros de largura, com duas pistas de tráfego, teve as obras iniciadas em setembro do ano passado e está oficialmente liberado para o trânsito. O valor total do investimento nessa primeira fase do “Complexo Itanguá” foi de R$ 47,4 milhões, sendo mais de R$ 10 milhões somente no viaduto. O investimento foi viabilizado por meio de recursos de financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

A construção do dispositivo esteve a cargo da empresa Jofege Pavimentação e Construção Ltda., contratada pela Prefeitura, por meio de licitação. O gerenciamento da obra foi feito pela equipe do Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação (CADI), setor ligado à Secretaria de Administração (Sead) da Prefeitura de Sorocaba.

O prefeito Rodrigo Manga enalteceu a importância dessa grande melhoria na região Oeste do município. “Trata-se de uma demanda de anos da população. Agora, a cidade ganha mais essa opção de ligação e fluidez no trânsito, que vai contribuir muito para os motoristas, sobretudo, no horário de pico”, destaca o prefeito.

“O viaduto permite o trânsito livre sobre a nova marginal, além do alargamento da Av. Dr. Américo Figueiredo, após o dispositivo”, explica o secretário de Mobilidade (Semob), Carlos Eduardo Paschoini. O acesso entre as avenidas Américo Figueiredo e Marginal do Córrego Itanguá ocorre pelas alças de ligação, na lateral do viaduto (sentido Aeroporto), ou posterior ao viaduto (Sentido Av. Santa Cruz). Também, há uma alça de acesso para o trânsito local, conectando a Marginal Itanguá à Alameda dos Cravos.

Todo o tráfego na parte inferior do viaduto passa a ser feito obedecendo à altura mínima de 5,50 metros, já dentro dos novos padrões de mobilidade. Sob o viaduto, o calçamento construído permite a passagem de pedestres, com total acessibilidade, em conexão com a via marginal.

A Secretaria de Mobilidade também participou do projeto da obra, sendo que o novo viaduto permitirá a expansão do sistema viário e a criação de nova opção de interligação com essa região da cidade, agilizando os deslocamentos na Zona Oeste. A obra vai conferir maior fluidez ao trânsito e dará mais segurança na travessia de pedestres.

A construção do viaduto e a obra da Marginal do Córrego Itanguá fazem parte do programa municipal “Sorocaba Tem Pressa”, que trouxe agilidade às obras já em andamento no município e iniciou novos empreendimentos, de modo a conferir mais fluidez ao trânsito em Sorocaba. Por essa iniciativa, ao todo, são mais de 30 obras de mobilidade urbana previstas para serem executadas até 2024, que vão impactar positivamente na qualidade de vida de todos os sorocabanos. Os investimentos contratados podem chegar a US$ 126 milhões em todo o programa e ocorrem em parceria com a Corporação Andina de Fomento (CAF), Fonplata – Banco de Desenvolvimento e o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), além de parcerias com a inciativa privada e emendas parlamentares.

“Foram muitos esforços envolvidos, desde a captação de recursos até a fiscalização e execução das obras. Toda vez que entregamos uma grande melhoria, como essa, a sensação é de orgulho imenso. Parabéns às equipes envolvidas e a todos os sorocabanos”, salienta a superintendente do CADI, Jéssica Pedrosa.

Morador do Parque Esmeralda, região do Jardim Simus, há 43 anos, Elias Aparecido Ribeiro, comemorou a conclusão dessa importante benfeitoria. “Estou aqui há muito tempo, entrava prefeito e saia prefeito e nada de fazerem o viaduto. Agora, finalmente foi entregue. Parabéns ao atual Governo que acabou com essa espera de anos.”

Também estiveram presentes na solenidade de inauguração oficial do viaduto os secretários municipais Darwin de Almeida Rosa, de Serviços Públicos e Obras (Serpo); Alexandre Caixeiro, de Segurança Urbana (Sesu); Clayton Lustosa, da Cidadania (Secid); Fernanda Burattini, de Comunicação (Secom) e Marcelo Regalado, da Fazenda (Sefaz); mais o diretor-presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Sergio Barreto, o controlador-geral do Município, Carlos Alberto Rocco Junior, e o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno.

Representando a Câmara Municipal, também prestigiaram o evento o presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, vereador Cláudio Sorocaba, e os também vereadores João Donizeti, Luís Santos e Rodrigo do Treviso. Participaram, ainda, o ex-vice-prefeito de Sorocaba, José Ailton Ribeiro; o diretor Regional de Esportes do Governo do Estado, Osni Nogueira; o coordenador da Engenharia Civil do Centro Universitário Facens, José Antonio de Milito, e o ex-vereador Francisco Moko Yabiku, que denominou o viaduto “Eng. Eraldo Couto Campelo”, além dos familiares do homenageado, os filhos, Eraldo Couto Campelo, Cleide Riva Campelo e Celso Riva Campelo.

A cerimônia contou com uma homenagem à família, em que o prefeito Rodrigo Manga entregou um buquê de flores à filha do engenheiro Eraldo Couto Campelo, que dá nome ao novo viaduto, a professora e escritora Cleide Campelo.

Durante o evento, a população teve à disposição serviços de saúde, como aferição de pressão e exames de glicemia; exposição sobre prevenção e combate à dengue e outras doenças (Zoonoses) e orientações odontológicas, além da oferta de vagas de emprego pelo PAT Móvel, da Secretaria de Relações de Trabalho e Qualificação Profissional (Sert) e doação de mudas, pela Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-estar Animal (Sema).

Conclusão da primeira fase da Marginal

O trajeto inicial da Marginal Itanguá liga a Avenida Adão Pereira de Camargo à Avenida Américo Figueiredo. O projeto todo, inclusive, integra o Programa “Sorocaba tem Pressa”, lançado em 2021, pela atual Administração Municipal, com o objetivo de conferir agilidade às obras de mobilidade urbana por toda a cidade.

Quanto a essa primeira fase da Marginal do Córrego Itanguá, ligando as avenidas Adão Pereira de Camargo e Dr. Américo Figueiredo e acessos à Rua Benedito Ferreira Telles e Av. Miguel Patrício de Moraes, já se observa a melhoria na agilidade do deslocamento de quem utiliza esse sistema. Os resultados são perceptíveis nos acessos às ligações diretas para as avenidas Santa Cruz e Armando Pannunzio, além de conexões mais rápidas com os bairros da Zona Oeste.

Segunda fase da marginal

A segunda fase das obras na marginal do córrego Itanguá já está com o processo de licitação em fase de conclusão e tem contrato definido com empresa para execução. O chamado Trecho II vai interligar o Trecho I da marginal, que já está em operação, pela Avenida Miguel Patrício de Moraes, acessando a Avenida Santa Cruz e seguindo o corredor da Marginal do Córrego Itanguá, até a Avenida Luis Mendes de Almeida. A previsão é que as obras dessa segunda fase comecem ainda neste segundo semestre e, igualmente, constam no contrato de financiamento com o CAF. O valor de investimento nessa nova etapa é de aproximadamente R$ 68 milhões.

A obra inteira contempla implantação de pavimentação completa e toda a infraestrutura de sistemas de drenagem, galerias, esgoto, água, além de coexistência com a rede de distribuição de energia. Toda a iluminação deverá ser implantada ou substituída por tecnologia em LED nos trechos existentes. O projeto prevê ciclovia ao longo de todo o trajeto, com extensão de aproximadamente quatro quilômetros, mais a adequação do paisagismo, com a instalação de equipamentos de recreação e esporte, para integrar um Parque Linear na extensão desse novo corredor.

Esse segundo trecho criará um novo corredor de trânsito, cruzando a Zona Oeste e permitindo uma ligação direta, desde a Avenida Dom Aguirre, passando pelas avenidas General Osório, Adão Pereira de Camargo, Santa Cruz e Luís Mendes de Almeida, até chegar à Rodovia Raposo Tavares. A iniciativa vai desafogar, sobretudo, o tráfego no Jardim Simus e facilitar o acesso aos demais bairros ao longo do córrego Itanguá.

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