NOTÍCIAS

HM encerra Agosto Dourado com evento sobre amamentação

Sheila Faria


Secretaria de Saúde

O Hospital Municipal encerra o Agosto Dourado com um workshop sobre os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno. O objetivo é disseminar informações que incentivem a amamentação, tema do Agosto Dourado.

Para que todos os profissionais dos vários setores e turnos tenham oportunidade de participar, o evento começou na quinta-feira (24) e termina na nesta sexta (25). Os horários de visitação são das 9h às 11h, das 14h às 16h e das 19h às 21h, em área externa do hospital.

Será uma espécie de feira para mostrar em detalhes, por profissionais especializados, o que são os 10 passos. Nas mesas de cada passo estarão médicos, enfermeiros, nutricionistas, fonoaudiólogos e fisioterapeutas. 

“É muito importante que todos os profissionais do hospital estejam aptos a informar pacientes sobre o aleitamento com qualidade e humanização”, afirmou a enfermeira clínica Helen Faria, responsável pelo Banco de Leite Humano do HM.

Passos 

Ter uma política de aleitamento materno que seja rotineiramente transmitida a todos do hospital e capacitação das equipes são os dois temas que abrem a lista dos 10 passos.

O 3º passo explica a importância de informar às gestantes sobre as vantagens do aleitamento materno. O passo número 4 alerta que as mães devem iniciar o aleitamento na primeira hora após o nascimento do bebê.

Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação mesmo que estejam separadas temporariamente dos bebês é o 5º passo. O 6º alerta para que as mães não ofereçam nenhum outro alimento que não seja o leite materno, salvo quando existir indicação médica.  

O passo 7 é favorecer que mães e bebês permaneçam juntos 24 horas por dia. Incentivar o aleitamento materno sempre que o bebê quiser (livre demanda, sem intervalo fixo)  é explicado no 8º passo. 

O número 9 alerta para não oferecer mamadeira e chupeta a crianças amamentadas. O passo 10 prevê a criação de grupos de apoio ao aleitamento, engajando as mães após a alta hospitalar. 

“Cada passo é explicado em detalhes, desde o cuidado com a gestante. Sempre tem alguma coisa pra aprender e compartilhar. Tenho uma sobrinha que teve bebê há pouco tempo e estou acompanhando”, disse Ligia Rodrigues Chagas, do setor administrativo do HM, coordenadora do serviço de arquivo médico-hospitalar.

O Hospital Municipal é mantido pela Prefeitura de São José dos Campos e gerenciado pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina). 

 


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *