Sorocaba

Prefeitura de Sorocaba oferece curso gratuito de História da Arte na Biblioteca Municipal – Agência de Notícias

Obra “Floresta Brasil”, de Ernesto Ferro, vencedora do Prêmio “Prof. Flávio Gagliardi” de Artes Visuais 2022

Serão quatro encontros durante o mês de junho; inscrições podem ser feitas a partir de segunda-feira (15).

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), recebe, a partir de segunda-feira (15), as inscrições gratuitas para o curso “Breve olhar reflexivo sobre a história da arte”, com o artista visual Ernesto Ferro, que ocorrerá nos dias 5, 7, 12 e 14 de junho, das 10h às 13h, na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, localizada no Alto da Boa Vista.

Voltada a pessoas com idade a partir de 16 anos, a atividade cultural é uma contrapartida do artista Ernesto Ferro, que foi um dos vencedores do Prêmio “Prof. Flávio Gagliardi” de Artes Visuais 2022, com a obra “Floresta Brasil”.

A proposta do curso é lançar um olhar sobre o estudo da História da Arte, sob a ótica da Filosofia. Normalmente, esses estudos se limitam em fazer análises e comentários de obras de arte, com base nos conhecimentos já difundidos por historiadores, na maioria das vezes, embasados mais em juízos do que em questões conceituais e técnicas, restringindo, dessa forma, a possibilidade de formação de massa crítica e o contato com vasto conteúdo produzido no campo das Artes em geral.

Ernesto Ferro, artífice profissional de marcenaria, é bacharel em Filosofia e História pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), cursou licenciatura em História na Universidade de Sorocaba (Uniso) e é técnico em Design pelo Centro Paula Souza. Participou de diversos cursos na área de Artes Visuais e História da Arte.

Artista visual em linguagens, como esculturas, arte-objeto, instalações e intervenções, tem trabalhos acadêmicos em várias universidades e desenvolve minicursos, oficinas e palestras na área de Filosofia, Artes, História da Arte e Educação, junto a universidades e instituições artísticas e culturais.

Possui obras no acervo do Museu de Arte Contemporânea de Campinas, da Secretaria de Cultura de Sorocaba e da Galeria de Arte do Esporte Clube Pinheiro de São Paulo. Já participou de 29 exposições individuais e 17 coletivas e foi selecionado em 41 salões e mostras de artes, sendo premiado em 26 deles.

As inscrições poderão ser feitas, a partir de segunda-feira (15), pelo e-mail: [email protected]. A Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger” está localizada na Rua Ministro Coqueijo Costa, 180, no Alto da Boa Vista, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3228-1955.