Sorocaba

Grande festa de encerramento da Caravana 20 anos da TV TEM + Megamutirão de Empregos especial do Mês do Trabalhador e diversas atrações reúnem mais de 6 mil na Praça Cel. Fernando Prestes neste sábado (6) – Agência de Notícias

Em um grande evento oferecido à população sorocabana, a Caravana 20 anos da TV TEM uniu-se ao Megamutirão de Empregos – Edição especial do Mês do Trabalhador e a mais uma série de atrações gratuitas a todos, realizados com o apoio da Prefeitura de Sorocaba, neste sábado (6), na Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro da cidade, reunindo mais de 6 mil pessoas.

Por meio da Secretaria de Relações de Trabalho e Qualificação Profissional (Sert), Secretaria de Governo (Segov), Secretaria de Comunicação (Secom), diversas outras secretarias municipais apoiadoras e o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), foram ofertadas cerca de 3.000 vagas de trabalho aos candidatos, além de perto de 700 cursos profissionalizantes. Foram disponibilizados também cerca de 40 estandes de agências, empresas e instituições, que receberam currículos e entrevistaram os interessados no local. A iniciativa também contou com os serviços do PAT Móvel, o espaço itinerante do Posto de Atendimento ao Trabalhador de Sorocaba (PAT), para ampliar, ainda mais, as chances de emprego aos participantes.

“Sorocaba está crescendo muito, se desenvolvendo e criando novas oportunidades de emprego e renda. Estamos de portas abertas e preparados para que mais empresas venham se instalar aqui, alavancando esse processo de crescimento da nossa cidade e região. Por isso, é tão importante um evento como este, em parceria com uma empresa de comunicação tão importante, que contribui para divulgar Sorocaba e as oportunidades que a cidade oferece a seus moradores e potenciais investidores. E estamos trazendo para o público informação, serviços gratuitos e, ainda, momentos de lazer e diversão para as famílias”, ressaltou o prefeito Rodrigo Manga, durante a abertura do evento.

Estiveram presentes, além do prefeito, os secretários de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional (Sert), Anselmo Neto; de Comunicação (Secom), Fernanda Burattini; de Governo (Segov), João Alberto Corrêa Maia; de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Paulo Henrique Marcelo; de Segurança Urbana (Sesu), Alexandre Caixeiro; e de Relações Institucionais e Metropolitanas (Serim), Luis Henrique Galvão; além do presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), Nelson Cancellara; do ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; do vereador e vice-presidente da Câmara Municipal, Luis Santos, do vereador Fábio Simoa e, representando toda a equipe TV TEM, Vinícius Garrido, que é CEO da emissora de televisão, além dos apresentadores Thiago Ariosi, Priscila Tanganelli, Douglas Brito, diversos repórteres, produtores e demais profissionais.

A programação foi bastante variada e apresentou, entre outras atividades, números de dança com o Grupo Viva +, valorizando a participação do público da terceira idade; a música da dupla sertaneja Ton & Niccolas, além da cantora sorocabana Tereza Baddini e grupo. Houve, ainda, apresentação de dança espanhola, com o grupo da professora Thalma Di Lelli, homenageando a comunidade hispânica de Sorocaba, e de dança típica gaúcha, na apresentação do Centro de Tradições Gaúchas (CTG), que fez referência à cultura tropeira.

“Gostei muito de tudo que vi, de todas as atividades oferecidas. As apresentações musicais e de dança também foram muito lindas”, opinou Cleusa Aparecida Fernandes, moradora do bairro Júlio de Mesquita Filho, na Zona Oeste.

Um dos moradores que vieram com foco na busca por uma vaga de emprego foi Luís Carlos Rodrigues de Arruda, que chegou interessado em encontrar uma oportunidade para atuar como porteiro ou controlador de acesso. A expectativa era grande, uma vez que está sem trabalho fixo. “Eu tenho muita esperança de encontrar uma vaga aqui, porque, sem trabalho, a vida fica muito difícil, faltam as oportunidades para planejar qualquer coisa. Mas eu vim preparado”, contou o candidato.

Outros serviços disponíveis foram os atendimentos em saúde, como aferição de pressão arterial, exame de glicemia e distribuição de autotestes de HIV, além de informativos sobre prevenção e combate à dengue.

Uma tenda do projeto Mulheres Empreendedoras, uma parceria entre o Fundo Social de Solidariedade de Sorocaba e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), proporcionou às mulheres vários serviços de estética corporal, como hidratação labial, limpeza de pele e design de sobrancelhas. “Estamos aqui, porque sabemos da importância de a mulher poder se cuidar e se sentir bonita e com a autoestima lá em cima. É algo que faz bem para as pessoas”, contou Thalia Yasmin Rodrigues, do Studio L, uma das profissionais de beleza voluntárias nessa ação.

E teve quem saiu do evento levando junto um filhotinho pet, já que a Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) levou até a praça uma feira de adoção de animais de estimação. A Secretaria também disponibilizou mudas de plantas e árvores, que foram doadas à população, junto com informações sobre os cuidados de cultivo das espécies.

Lançamento da Campanha de Inverno 2023

No evento, houve espaço, também, para a generosidade, com o lançamento da Campanha de Inverno, do Fundo Social de Solidariedade de Sorocaba, que passa a receber doações de agasalhos e cobertores novos ou usados em bom estado de conservação. A questão da sustentabilidade, por sua vez, ficou a cargo do programa Metarreciclagem, que realiza a coleta, durante o ano todo, de resíduos eletrônicos. Pensando na área social, não faltou a atenção da Secretaria da Cidadania (Secid) a temas importantes, como o apoio à população para fazer a atualização dos dados pessoais no Cadastro Único necessária para quem recebe o Bolsa Família, do Governo Federal. Houve, ainda, as informações transmitidas ao público sobre o serviço municipal de Família Acolhedora, que está no momento importante de cadastramento das famílias interessadas em acolher, em seu lar, crianças que, de outra forma, precisariam ser encaminhadas para instituições de abrigo, por determinação judicial.

Ao longo de todo o dia, o público igualmente teve a chance de visitar a Feira de Artesanato montada em várias barracas na praça central. Além dos produtos artesanais, havia também barracas com alimentos regionais ou típicos, como o crepe francês e o bolinho caipira. Foi um dia repleto de atrações e de serviços gratuitos oferecidos ao público sorocabano, que compareceu em peso ao local, que é também um dos principais pontos turísticos da cidade.

Fotos: Jessica Palma/Secom e Adriana Massa/FSS