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Meu câmpus tem: Centro de Pesquisa e Inovação em Consumo, Mercados e Negócios   – IFSP – Portal Institucional

Meu câmpus tem: Centro de Pesquisa e Inovação em Consumo, Mercados e Negócios  

Centro reúne estudantes, servidores e parceiros para atender demandas reais da sociedade 

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 O Câmpus Jacareí é uma das dez unidades do IFSP equipadas com um centro de pesquisa e inovação, referência em uma determinada área do conhecimento, com a finalidade de atrair parcerias e atender demandas dos arranjos produtivos.  No câmpus, a área desenvolvida é Consumo, Mercados e Negócios. No local, são desenvolvidos diversos projetos com a participação dos estudantes, servidores e parceiros. 

 

Criado em novembro de 2022, o Centro de Pesquisa e Inovação em Consumo, Mercados e Negócios do Câmpus de Jacareí (Cepin-JCR) foi contemplado pelo Edital IFSP n.º 329/2021, promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, com a proposta de fomentar a atuação intercâmpus. Além de contemplar outros quatro câmpus do IFSP, o Cepin-JCR possui uma parceria com a Fundação Getúlio Vargas e Fundação Cultural de Jacareí. Outras parcerias estão em andamento. 

As seguintes linhas de pesquisa já são desenvolvidas no centro: Comportamento do Consumidor e Consumo; Mercados, Sociedade e Organizações; e Marketing digital e Inovação. 

Um dos projetos em andamento tem como tema “Modos de troca não baseados no mercado: um estudo sobre redes colaborativas do consumidor”. Nele, o coordenador Ronan Quintão, que também coordena o Cepin-JCR, conta com o auxílio da bolsista de Iniciação Científica Kamila Alves Ferreira, aluna do terceiro período do curso de Administração, membra do Cepin desde outubro de 2022.  

Atrelado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP (PIBIFSP), o projeto se baseia em pesquisas recentes sobre marketing, as quais examinam contextos em que modos de troca não referenciados no mercado surgem em vários contextos em que os consumidores colaboram com empreendedores, profissionais de marketing e entre si. “Seguindo essa corrente de pesquisa, o projeto tem o objetivo de investigar o modo como as trocas realizadas fora da lógica de mercado emergem e florescem em redes colaborativas de consumidores e produtores imersas na economia (lógica) de mercado”, explicam os membros do grupo de pesquisa.  

Os dados da pesquisa qualitativa serão coletados por meio de entrevistas em profundidade e observação, sendo analisados de forma hermenêutica. Como resultado, a pesquisa busca avançar no entendimento das redes colaborativas do consumidor que utilizam modos de troca não baseados no mercado. Atualmente, o projeto está na etapa de coleta de dados.  

Além de Kamila, há outros alunos envolvidos em projetos, os quais serão apresentados a seguir. Todos participam de reuniões para troca e compartilhamentos e, neste ano de 2023, dentro de cada projeto, existem metas de participação de editais de fomento em diversas áreas, explica o professor Ronan. Kamila, a estagiária mais antiga, tem uma atuação mais sistêmica, aponta o coordenador, tendo conhecimento de todos os projetos e da gestão do CEPIN em si. Ela, inclusive, participou da organização do Primeiro Congresso Acadêmico do Câmpus Jacareí e agora também está como bolsista de pesquisa. 

Ronan Quintão avalia o desenvolvimento dos discentes no Centro de Pesquisa e Inovação: “nota-se um desenvolvimento acadêmico voltado tanto para a pesquisa quanto para o entendimento da sociedade de maneira mais aprofundada. A evolução dos participantes é vista claramente. A pesquisa e a extensão, sob o guarda-chuva de um centro de pesquisa, ampliam o entendimento do próprio curso e da ação profissional de cada participante”.  

 

Da esquerda para a direita: Ronan Quintão (coordenador do Cepin-JCR), Simone Lisboa (coordenadora do Bacharelado em Administração), Kamila Alves (bolsista do Cepin), Michel Coelho (diretor-financeiro do câmpus), Paulo Nogueira (diretor-adjunto educacional) e Wagner Castro (diretor-geral do câmpus)

 

 

 

 

Em cada um dos estudos realizados pelo Cepin, busca-se um diálogo distinto tanto com o consumidor quanto com o cidadão e os movimentos sociais, que se relacionam a uma parte da sociedade, as quais apresentam características de consumo muito específicas. “As pesquisas aqui desenvolvidas pertencem ao campo do marketing crítico e inovações sociais, buscando dialogar com a sociedade no sentido de influenciar a ampliação da consciência de consumo, para a construção de uma sociedade com menos desigualdade, mais sustentável e diversa”, considera o docente.  

Conheça os outros projetos desenvolvidos no Cepin-JCR: 

Como as Políticas Públicas influenciam a criação e o desenvolvimento dos mercados 

O projeto de pesquisa busca entender como as Políticas Públicas (PP), no período de 1985-2022, influenciam na criação e no desenvolvimento dos mercados, a partir das práticas de seus agentes,  na área cultural. A análise será realizada a partir do contexto do setor cultural no Brasil, quando se iniciou o período governamental chamado “Nova República”, logo após o fim da ditadura militar, período em que marca a criação, pela primeira vez na história do Brasil, do Ministério da Cultura, órgão responsável por institucionalizar o fomento da cultura do País. A pesquisa deverá constar de coleta de dados secundários para levantamento de dados da institucionalização da cultura no campo federal e seus reflexos no Sistema Nacional de Cultura nos estados e nos municípios da federação. 

Os estudos são coordenados pela professora Simone Lisboa e possuem como bolsista de Iniciação Científica a aluna do terceiro período de Administração Lívia de Oliveira Barbosa.  

Disseminação do estado da arte do conhecimento de Marketing para comunidade interna e externa do IFSP 

As atividades de Marketing permeiam as decisões estratégicas e cotidianas das empresas e da vida social das pessoas, envolvendo não somente gestores e consumidores, mas uma rede local e global de agentes que participam e promovem o pertencimento social do cidadão. O conhecimento de Marketing possibilita entender melhor sobre as relações de trocas realizadas no mercado e na construção de significados das práticas de consumo.  

Baseado nessa premissa, o projeto de extensão tem o objetivo de disseminar o estado da arte do conhecimento de marketing para a comunidade interna e externa do IFSP. Para se alcançar o objetivo pretendido, o projeto produz conteúdo periódico sobre o estado da arte do conhecimento em Marketing a ser divulgado no canal de Podcast PodMKT, fomentando a discussão na própria rede social, por meio do perfil no Instagram @podmkt. 

Também coordenado pelo professor Ronan Quintão, o projeto conta com a participação das bolsistas Lívia Albuquerque Fortes Pereira e Gabrielli Amabili, alunas do primeiro e quinto semestre do curso de Administração, respectivamente.  

Diagnóstico Cultural Município de Jacareí 

O projeto de extensão realizará o Diagnóstico Cultural no município de Jacareí em parceria com a Fundação Municipal de Cultura da cidade. O projeto será elaborado a partir da organização de dados secundários já existentes na fundação e junto de organizações sociais do setor sociocultural do município, bem como por meio de encontros com a classe artística em atividades diversas, para geração de dados primários. Alinhado à política cultural do País, a ação oferecerá ao município condições para se habilitar e integrar ao Plano Nacional de Cultura (PNC), o qual exige um diagnóstico do setor cultural, o que os pequenos e médios municípios brasileiros não possuem.  

A iniciativa foi concebida a partir de uma demanda da Fundação Cultural de Jacareí e também de outros municípios, os quais têm procurado os gestores culturais e buscado formas de planejar a realização de seus diagnósticos culturais para alinhamento ao PNC.  

Assim, a equipe proponente do projeto enxergou uma possibilidade de desenvolver uma metodologia de trabalho a ser testada e avaliada em Jacareí para, a partir disso, oferecer a outros municípios da região. Com os estudos, pretende-se a criação dos seguintes produtos: Diagnóstico Cultural, documento que terá uma análise cuidadosa a fim de embasar tomadas de decisões futuras, inclusive, o Plano Municipal de Cultura; Registro de metodologia/ tecnologia de realização de diagnóstico no setor cultural, que poderá ser adaptado a outros setores das políticas públicas das cidades. 

Coordenado pela professora Simone Lisboa, os estudos contam com a participação da bolsista de extensão Giovana Sena Maia, aluna do terceiro período do curso de Administração.  

Saiba mais sobre o Cepin-JCR em https://jcr.ifsp.edu.br/index.php/cepin.

Relembre a inauguração do Cepin-JCR aqui

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