NOTÍCIAS

Estado de São Paulo abre inscrições para oficinas virtuais – Notícia de Limeira

Compartilhe

 As inscrições podem ser feitas por meio dos links disponíveis para cada atividade

 Na próxima segunda-feira (13), começam as inscrições para os cursos virtuais oferecidos pelas Oficinas Culturais, com foco na Formação para o Interior. A iniciativa é do Programa e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo, gerenciado pela Poiesis Organização Social de Cultura, com apoio na divulgação pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura.

 A programação é composta pelas atividades: Como Criar Um Release?; Produção De Quadrinhos; Poesia Visual Com Colagem – Composição E Produção Artesana; Clube De Leitura Literatura Negra Contemporânea; Workshop: West Side Story – Os Muitos Lados De Uma História; Gravando Em Casa; Linguagem Audiovisual; Cante Bem, Cante Mais, Cante Sem Parar!; Documentários Domésticos; Quero Ser Artista Visual. E Agora?; Palestra: Arte Postal – Ferramentas Na Educação Do Ensino Fundamental Ii E Ensino Médio; Palestra: Fineart – A Poesia Do Olhar; Oficina: Fotografia De Espetáculos – Construir E Preservar Histórias; Oficina De Contação De História; Corpo Livre Dança; Preparação Física Para Artistas Do Corpo e Workshop De Produção Cultural.

 As inscrições podem ser feitas por meio dos links disponíveis para cada atividade (veja a seguir) e se encerram conforme preenchimento das vagas disponíveis. Toda a programação de atividades com inscrições abertas pode ser conferida em: linktr.ee/oficinasnointerior. O canal do Programa Oficinas Culturais também traz formações culturais gravadas para assistir quando quiser (https://www.youtube.com/OficinasCulturaisdoEstadodeSaoPaulo).

 Veja os detalhes:

 OFICINA: COMO CRIAR UM RELEASE?

 Coordenação: Luciana Gandelini

 Datas e horários: 4 e 7/7 – das 18h30 às 20h30

 35 vagas

 Inscrições: 13/6 até o preenchimento das vagas

 Seleção: primeiros inscritos

 Público-alvo: Produtores culturais, funcionários de equipamentos culturais, artistas, educadores, produtores, jornalistas, programadores e estudantes.

 Plataforma: Zoom

 Link para inscrição: https://forms.gle/XbkNyac3YNGQ9wQP8

 O ponto de partida para a divulgação de qualquer projeto cultural é a elaboração de um press-release ou, simplesmente, release. A oficina propõe uma jornada de entendimento sobre a importância desta ferramenta e como ela atua dentro da dinâmica da imprensa e mídias sociais. Um release bem elaborado, feito com clareza e objetividade é um ótimo cartão de visitas para qualquer artista e um bom texto de apresentação pode ser o abre alas para muitas novas oportunidades.

 OFICINA: PRODUÇÃO DE QUADRINHOS

 Coordenação: Arnaldo Martinez

 Data e horário: 4/7 – das 18h30 às 21h30

 25 vagas

 Inscrições: 13/6 até o preenchimento das vagas

 Seleção: primeiros inscritos

 Público-alvo: interessados em quadrinhos, acima de anos.

 Materiais e equipamentos necessários: Papel sulfite, régua, lápis, borracha, canetinhas para desenho.

 Plataforma: Zoom

 Link para inscrição: https://forms.gle/Cjkn3tdEaY7WZyHM8

 A Oficina de HQ é dividida em duas partes: uma teórica, na qual é apresentada um pouco da história das HQs, suas variações de gêneros e utilização na escola e fora dela. A oficina prática convida o participante a produzir uma HQ, criando personagens, elaborando o roteiro, ilustrando, utilizando balões, diagramando a página e deixando-a pronta para publicar.

 OFICINA: POESIA VISUAL COM COLAGEM – COMPOSIÇÃO E PRODUÇÃO ARTESANAL

 Coordenação: Mariana Ser

 Datas e horários: 5, 7, 12 e 14/7 – das 14h às 16h

 30 vagas

 Inscrições: 13/6 até o preenchimento das vagas

 Seleção: primeiros inscritos

 Público-alvo: Interessados em composição de imagens com colagem manual e poesia concreta.

 Plataforma: Zoom

 Link para inscrição: https://forms.gle/woNtN4rAaLwmXjDz9

 A oficina tem a intenção de utilizar a poesia concreta, sonora e cinética como base para produzir as diversas formas de composição de imagem. Partiremos de poetas como Augusto de Campos, Décio Pignatari, Alice Ruiz, Paulo Leminski e Arnaldo Antunes para instigar a criatividade dos participantes. Com exercícios de observação, audição, leitura e construção de imagens.

 CLUBE DE LEITURA: LITERATURA NEGRA CONTEMPORÂNEA

 Coordenação: Elizandra Batista de Souza

 Datas e horários: 5, 7, 12, 14, 19 e 21, 26 e 28/7 – das 18h30 às 20h30.

 35 Vagas

 Inscrições: 13/6 até o preenchimento das vagas

 Seleção: primeiros inscritos

 Público-alvo: Educadores, artistas, produtores. Interessados em geral a partir de 16 anos.

 Plataforma: Zoom

 Link para inscrição: https://forms.gle/cNv7DK3vQxSJGJrE9

 Este clube de leitura dará a conhecer a Literatura Negra Contemporânea por meio da produção literária de autores negros e autoras negras publicados a partir de 2016. A iniciativa coloca luz na escrita de homens e mulheres negras que são invisibilizados pela literatura contemporânea, de acordo com a pesquisadora Regina Dalcastagné, no artigo “A personagem do romance brasileiro contemporâneo: 1990 – 2004”, em que se constata a ausência de pobres e negros e também o silenciamento destes grupos marginalizados, sobretudo das mulheres negras, sendo substituídos por vozes hegemônicas que buscam falar sobre estes grupos, mas de forma estereotipada e sem nenhuma referência que promova a representatividade.

 WORKSHOP: WEST SIDE STORY – OS MUITOS LADOS DE UMA HISTÓRIA

 Coordenação: Gerson Steves

 Datas e horários: 5, 6 e 7/7 – das 18h30 às 20h30

 50 vagas

 Inscrições: 13/6 até o preenchimento das vagas

 Seleção: Primeiros inscritos

 Público-alvo: interessados a partir de 16 anos

 Plataforma: Zoom

 Link para inscrição: https://forms.gle/ErzaPu54Td71Nqt6A

 Um breve workshop de apreciação histórica, estética e de conteúdo sobre o musical de Arthur Laurents, Leonard Bernstein e Stephen Sondheim, conduzido pelo ator, diretor e pesquisador Gerson Steves, autor de “A Broadway Não é Aqui – Panorama do Teatro Musical no Brasil”. O projeto visa tratar de West Side Story, a partir de suas origens na tragédia shakespeariana Romeu e Julieta e levando em conta a sua adaptação musical em alguns formatos disponíveis: 1.

 A adaptação teatral musical (disponível no YouTube na versão produzida por Jorge Takla); 2. O filme clássico de 1961; 3. O recente remake de Steven Spielberg; e 4. As possibilidades a partir da temporada que vai acontecer no Theatro São Pedro, na capital paulista.

 Obs.: recomenda-se, para melhor aproveitamento nos encontros, que os inscritos assistam às versões 1, 2 e 3 antes do início das aulas.

 OFICINA: GRAVANDO EM CASA

 Coordenação: Guilherme Gagliardi

 Datas e horários: 8, 11, 13 e 15/7 – das 14h às 16h

 30 vagas

 Inscrições: 13/6 até o preenchimento das vagas

 Seleção: Primeiros inscritos

 Público-alvo: cantores, instrumentistas e produtores musicais com nenhuma ou pouca experiência de gravação musical, interessados em gravar suas músicas autorais e colocá-las para circular na internet.

 Plataforma: Zoom

 Link para inscrição: https://forms.gle/mGgQauuEt2Ld3W5i6

 A Oficina de Gravação Musical é direcionada para cantores, instrumentistas e produtores de todos os estilos musicais, que desejam gravar suas músicas e colocá-las para circular na internet. Durante este encontro, o experiente músico e produtor musical Guilherme Chiappetta apresenta conceitos, técnicas e práticas de gravação, oferecendo aos participantes uma oportunidade de aprender como gravar suas próprias músicas usando celulares e softwares livres para terem liberdade para produzir suas músicas autorais e se expressarem de forma autêntica e genuína.

 OFICINA: LINGUAGEM AUDIOVISUAL

 Coordenação: Cyntia Calhado

 Datas e horários: 11 e 13/7 – das 14h às 16h

 50 vagas

 Inscrições: 13/6 até o preenchimento das vagas

 Seleção: Primeiros inscritos

 Público-alvo: Interessados na realização de produtos audiovisuais e em projetos de pesquisa para a pós-graduação. Estudantes, graduados ou educadores das áreas de Arte, Comunicação, Design, Cinema e Audiovisual.

 Plataforma: Zoom

 Link para inscrição: https://forms.gle/eKK2bjSk2QqYJHjN9 

 Esta oficina aborda os fundamentos da linguagem audiovisual, como enquadramentos, movimentos de câmera, decupagem e storyboard. Oferece noções básicas de edição/montagem e discute concepções estéticas para cinema, TV e internet, examinando-as no contexto da história do audiovisual. Focaliza as diferenças entre expressão verbal da palavra escrita e recursos da narrativa por meio de som e imagens.

 OFICINA: CANTE BEM, CANTE MAIS, CANTE SEM PARAR!

 Coordenação: Katia Baroni

 Datas e horários: 11 e 13/7 – segunda e quarta-feira – das 18h30 às 20h30

 40 vagas

 Inscrições: 13/6 até o preenchimento das vagas

 Seleção: Primeiros inscritos

 Público Alvo: Cantores e cantoras estudantes de canto e amantes da arte de cantar que tenham no mínimo 16 anos.

 Plataforma: Zoom

 Link para inscrição: https://forms.gle/LzeXjZkWDLomAeje9

 Esta oficina tem a intenção de sanar dúvidas  sobre cuidados vocais, respiração e exercícios práticos e básicos, e trazer consciência à identidade vocal de cada cantor. Por meio de exercícios de ressonância, respiração, aquecimento e reconhecimento vocal, se buscará  desvendar o mistério que envolve o músculo diafragma e sua relação com a respiração para o cantor e como utilizá-lo corretamente.

 OFICINA: DOCUMENTÁRIOS DOMÉSTICOS

 Coordenação: Lucas Gervilla

 Datas e horários:

 Turma A: 18, 20, 22 e 25/7 – das 10h às 12h

 Turma B: 19, 21, 26, 28/7 – das 14h às 16h

 30 Vagas

 Inscrições: 13/6 até o preenchimento das vagas

 Seleção: Primeiros inscritos

 Público-alvo: estudantes, jovens produtores, cineastas iniciantes, youtubers. Qualquer pessoa que tenha interesse em se aprimorar em técnicas do cinema documental e que queira contar suas histórias. Não é necessário ter experiência prévia, nem equipamento profissional.

 Plataforma: Zoom

 Link para inscrição:

 Turma A: https://forms.gle/RdtfKLsE2jouKXem9

 Turma B: https://forms.gle/TcZ9QnvZBymyP4Nh7

 Na oficina, os participantes entrarão em contato com métodos de produção audiovisual voltados para o cinema documentário, não importando o tipo de dispositivo de vídeo (celulares, webcam, câmeras semi-profissionais, DSLR’s, etc.). A atividade será focada em técnicas de filmagem e produção sem sair de casa utilizando equipamentos de baixo custo e acessórios fáceis de serem encontrados ou adaptados a partir do que os participantes tiveram à mão. Também serão abordados princípios básicos da edição e montagem; resultando em mini-documentário.

 OFICINA: QUERO SER ARTISTA VISUAL. E AGORA?

 Coordenação: Diana Vaz

 Datas e horários: 19, 21, 26 e 28/7 – das 14h às 16h

 30 vagas

 Inscrições: 13/6 até o preenchimento das vagas

 Seleção: Primeiros inscritos

 Público-alvo: Artistas em formação ou início de carreira, a partir de 18 anos.

 Plataforma: Zoom

 Link para inscrição: https://forms.gle/x2EVbSgWocYxBxX19

 Muitos artistas iniciantes encontram dificuldade de mostrarem seu trabalho e de se inserirem no sistema e mercado de arte. Esta oficina oferece diversas orientações sobre os primeiros passos que o artista visual pode dar para fazer parte do amplo sistema da arte e mostrar suas obras para todos.

 PALESTRA: ARTE POSTAL – FERRAMENTAS NA EDUCAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO

 Coordenação: Liliane Borges

 Data e horário:19/7 – das 18h30 às 20h30

 20 vagas

 Inscrições: 13/6 até o preenchimento das vagas

 Seleção: Primeiros inscritos

 Público-alvo: Educadores do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

 Plataforma: Zoom

 Link para inscrição: https://forms.gle/arQgUarMSxMTTkUz5

 A atividade expositiva sobre Arte Postal pretende refletir sobre a importância na história da arte e como usá-la para abordagem de assuntos importantes e/ou de qualquer natureza, no Ensino Fundamental I,II e Ensino Médio.

 PALESTRA: FINEART – A POESIA DO OLHAR

 Coordenação: Bruna Grassi

 Data e horário: 18/7 – das 18h30 às 21h30

 20 vagas

 Inscrições: 13/6 até o preenchimento das vagas

 Seleção: Primeiros inscritos

 Público-alvo: interessados a partir de 16 anos

 Plataforma: Zoom

 Link para inscrição: https://forms.gle/P42vLV73iKfk1WhB7

 Palestra sobre Fine Art e como o seu processo criativo acontece. Conceitos, técnicas e aplicações também são abordadas nesta conversa direta sobre uma das áreas da fotografia que mais cresceu nos últimos anos.

 OFICINA: FOTOGRAFIA DE ESPETÁCULOS – CONSTRUIR E PRESERVAR HISTÓRIAS Coordenação: Maycon Soldan

 Datas e horários:

 Turma A: 4, 6 e 8/7 – das 14h às 16h

 Turma B: 20, 25 e 27/7 – das 18h30 às 20h30

 25 Vagas

 Inscrições: 13/6 até o preenchimento das vagas

 Seleção: Primeiros inscritos

 Público-alvo: pessoas com interesse em fotografar o universo cênico, produtores, encenadores, atores, cenógrafos, diretores, iluminadores e demais profissionais da cultura e da arte com noções de fotografia, a partir de 16 anos.

 Plataforma: Zoom

 Link para inscrição:

 Turma A: https://forms.gle/ivzSVc6anKEBw86k9

 Turma B: https://forms.gle/zNQTWgiWmL1bbAmG6

 A atividade visa colaborar com aqueles que pretendem fotografar espetáculos, criar imagens digitais e refletir sobre a preservação de acervo, discutindo o modo como são recebidas tais imagens, aproximando os participantes dos elementos formais, decompondo-as, experimentando, desconstruindo e recriando imagens a partir do estudo da fotografia de espetáculo.

 OFICINA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIA

 Coordenação: Paula Bittencourt

 Datas e horários: 6, 8, 13 e 15/7 – das 10h às 12h

 30 vagas

 Inscrições: 13/6 até o preenchimento das vagas

 Seleção: Primeiros inscritos

 Público-alvo: interessados em geral acima de 16 anos

 Plataforma: Zoom

 Link para inscrição: https://forms.gle/ibGPVdbX4ygsV1pr9

 A oficina de contação de histórias apresenta esta arte de forma dinâmica e sensível, discutindo sobre essa tradição milenar e oferecendo técnicas para se trabalhar de forma singular e criativa.

 OFICINA: CORPO LIVRE DANÇA

 Coordenação: Dani Marin Duran

 Datas e horários: 11, 13, 18 e 20/7 – das 18h30 às 20h30

 30 Vagas

 Inscrições: 13/6 até o preenchimento das vagas

 Seleção: Primeiros inscritos

 Público-alvo: interessados em geral acima de 16 anos

 Plataforma: Zoom

 Link para inscrição: https://forms.gle/MH19MTsPQcoAD3mh9

 Corpo Livre Dança é uma proposta de libertação e experimentação corporal que vai ao encontro da dança que existe dentro de todos. Nosso corpo se conecta com diversos estímulos durante nosso desenvolvimento, as primeiras percepções de mundo se dão através do sentir, apreendemos pelas texturas, temperaturas, sons, nosso corpo é nossa principal ferramenta de conexão com o mundo, e o objetivo dessa oficina é buscar o que te faz mover.

 OFICINA: PREPARAÇÃO FÍSICA PARA ARTISTAS DO CORPO

 Coordenação: Anelisse Fructuoso

 Data e horário: 26/7 – das 18h30 às 20h30

 30 vagas

 Inscrições: 13/6 até o preenchimento das vagas

 Seleção: Primeiros inscritos

 Público-alvo: artistas e interessados em geral, acima de 16 anos

 Materiais necessários: espaço para se movimentar, uma toalha e uma bolinha de tênis.

 Plataforma: Zoom

 Link para inscrição: https://forms.gle/2E4U33CRnuMopYNcA

 A oficina tem como objetivo compartilhar os métodos e procedimentos utilizados pela Cia Rit’s para preparação e manutenção do corpo performático que, em seus treinamentos, busca potencializar o corpo artístico e sua fisicalidade através da força, dinâmica, agilidade, resistência, autocontrole e autoconhecimento.

 WORKSHOP DE PRODUÇÃO CULTURAL

 Coordenação: Fernanda Missiaggia

 Datas e horário: 21/07 – das 18h30 às 21h30

 50 Vagas

 Inscrições: 13/6 até o preenchimento das vagas

 Seleção: Primeiros inscritos

 Público-alvo: Interessados com ou sem experiência, a partir de 16 anos.

 Plataforma: Zoom

 Link para inscrição: https://forms.gle/XQZ7dQ66nHg73RR19

 Esta oficina irá discutir e delinear quais são as funções e características que envolvem um produtor, seja para a organização de um evento, seja para a venda de um espetáculo, administração de um grupo e/ou coletivo artístico. Quais são as características essenciais que um bom produtor precisa ter? Quais são as suas funções? Como aplicar toda esta teoria na prática?. (Da redação portal Notícia de Limeira)

Compartilhe

Comentários

comentários