NOTÍCIAS

Comitê de Aleitamento destaca importância da doação de leite materno em Limeira – Notícia de Limeira

Compartilhe

 Cada pote de leite humano pode ajudar até dez recém-nascidos

 O “Dia Mundial de Doação de Leite Humano” acontece nesta quinta-feira (19), quando o Comitê Municipal de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável de Limeira fará ação de mobilização em serviços de saúde e nas redes sociais. O slogan deste ano é “Doação de Leite Humano: Gotas de amor para um mundo melhor!”

 Segundo a médica neonatologista da Santa Casa e presidente do Comitê, Soraia Drago Menconi, cada pote de leite humano pode ajudar até dez recém-nascidos. “Doar leite materno é uma ação muito importante, sobretudo para crianças que nasceram prematuras, de baixo peso, e que estão internadas em UTIs neonatais”, ressaltou.

 Nesses casos, a médica observa que o leite materno oferece mais chances de recuperação para o bebê, à medida que irá protegê-lo contra infecções, diarreias e alergias. Por esse motivo, ela salienta que o leite materno é considerado “a primeira vacina do bebê”.

 Outra integrante do Comitê, a enfermeira e coordenadora da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jd. Nova Suíça, Mariana Valente, salienta que toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. “Para doar leite, basta que a mãe seja saudável e que não tome medicamentos que interfiram na amamentação”, frisou. “O leite materno doado passará por um processo rigoroso antes de ser oferecido ao bebê, que inclui análise, pasteurização e controle de qualidade”, completou.

 Mariana afirmou, ainda, que qualquer quantidade de leite humano doado é bem-vinda e pode ajudar na recuperação dos bebês internados. “Mesmo pequenas porções de leite doado podem salvar vidas”, enfatizou.

 Em Limeira, o serviço especializado de atenção materno-infantil é o Banco de Leite Humano (BLH) da Santa Casa, que fica na Av. Antonio Ometto, 675, na Vila Cláudia. Informações sobre os procedimentos para coleta de leite materno podem ser obtidas pelo telefone 3446-6100 ramal 6336. (Da redação portal Notícia de Limeira)

Compartilhe

Comentários

comentários