NOTÍCIAS

Em Limeira, Dia D acontece neste sábado; crianças começam a ser vacinadas contra sarampo e gripe – Notícia de Limeira

Compartilhe

 O Dia D acontece em seis pontos, das 8h às 13h

 A Secretaria de Saúde de Limeira promove neste sábado (30), o Dia D de vacinação. A iniciativa marcará o início da imunização contra a gripe e o sarampo em crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). “A recomendação é que a aplicação de ambas as vacinas seja simultânea, o que acelera a imunização contra essas doenças antes do inverno”, explica o diretor de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari.

 O Dia D acontece em seis pontos, das 8h às 13h. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Nova Suíça, Nova Europa, Dores 1 e Graminha, além da Vigilância Epidemiológica, ficarão abertas para vacinar contra a gripe e o sarampo. Já a UBS Aeroporto vai ofertar, exclusivamente, a vacina contra a Covid-19 para maiores de 12 anos. A UBS Nova Suíça também vacinará as crianças de 5 a 11 anos contra o coronavírus.

 A Secretaria de Saúde esclarece que os outros públicos-alvo das campanhas da gripe e do sarampo também poderão se vacinar nas unidades destinadas às respectivas vacinações. “Seguimos a orientação do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual da Saúde de promover o Dia D com foco nas crianças, mas todos as pessoas aptas poderão se vacinar também”, ressalta Ferrari.

 O diretor enfatiza que a vacinação contra o sarampo, especificamente, deve ser aplicada mesmo nas crianças que já tomaram a tríplice viral dentro do calendário vacinal. “Essa campanha visa justamente reforçar o sistema imunológico das crianças contra o sarampo, que é uma doença grave e que pode levar a óbito. Desde 2018 o país registra aumento de casos e precisamos fortalecer essa proteção”, observa ele.

 A imunização contra o sarampo também está disponível para os trabalhadores da saúde que estão com o esquema vacinal (de duas doses) incompleto ou não se vacinaram. Já a vacina da gripe pode ser tomada pela população maior de 60 anos, trabalhadores da saúde maiores de 18, estudantes que prestam atendimento à assistência dos serviços de saúde, gestantes e puérperas.

 Tanto para gripe como para sarampo, é preciso apresentar os documentos pessoais, Carteira de Vacinação e Cartão SUS. Para a vacinação da Covid-19, as crianças devem estar acompanhadas pelos pais ou responsáveis com o CPF (da criança e do adulto), cartão SUS, comprovante de residência e carteira de vacinação – o mesmo vale para maiores de 12 anos.

 A vacinação contra a gripe e do sarampo seguirá disponível a partir de segunda-feira (2 de maio) nas unidades de imunização de Limeira. Os detalhes serão divulgados ainda nesta semana pela Secretaria de Saúde.

 SERVIÇO

 Dia D de vacinação

 Sábado, 30 de abril, das 8h às 13h

 UBS Nova Suíça – Rua Vereador Samuel Berto, s/nº (gripe, sarampo e Covid-19 – de 5 a 11 anos)

 UBS Nova Europa – Rua Dona Eliza Sthalberg, 366 (gripe e sarampo)

 UBS Nossa Senhora das Dores 1 – Rua Frei João das Mercês, 50 (gripe e sarampo)Graminha – Rua Luiz Pereira do Prado, 156 (gripe e sarampo)

 Divisão de Vigilância Epidemiológica – Av. Ana Carolina de Barros Levi, 650 (gripe e sarampo)

 UBS Jd. Aeroporto – Rua Antônio de Luna, s/nº (Covid-19 – maiores de 12 anos). (Da redação portal Notícia de Limeira)

Compartilhe

Comentários

comentários