NOTÍCIAS

Câmara de Limeira aprova quatro projetos na sessão desta segunda-feira – Notícia de Limeira

Compartilhe

 Ex-vereadora Dra. Mayra Costa é reconhecida como cidadã limeirense

 A Câmara Municipal de Limeira realizou sessão ordinária, nesta segunda-feira (25), e aprovou quatro proposições na Ordem do Dia – fase da sessão em que são discutidas e votadas as matérias. No período do Expediente, foram lidos e discutidos requerimentos, bem como discutidas e votadas moções. Dois projetos foram adiados e um foi prejudicado por recebimento de emenda.

 Tribuna Livre: mulher

 A advogada Adriana Marçal dos Santos e a médica e ex-vereadora Dra. Mayra Costa usaram a Tribuna Livre, por 10 minutos, para tratar da importância da mulher na política.

 Adriana destacou a data de 30 de abril que marca o Dia Nacional da Mulher. “Essa data traz a consagração de lutas e vitórias das mulheres e a participação política é muito importante. Precisamos nos reconciliar e participar”, disse. “As mulheres foram por muito tempo silenciadas e caladas, mas hoje temos o mérito de sermos ouvidas.”

 Adriana também parabenizou a ex-vereadora pela concessão do Título de Cidadã Limeirense pelos relevantes serviços prestados à população do município, por iniciativa do vereador Waguinho da Santa Luzia (Cidadania).

 Já a ex-vereadora Dra. Mayra agradeceu o acolhimento da Casa Legislativa e falou sobre a trajetória pessoal e profissional como médica em Limeira, além das atividades sociais e paroquiais. “Fiquei muito feliz com essa indicação”, disse, relatando que se mudou para a cidade em 1º de abril de 1997. Por fim, ela agradeceu o relacionamento com os vereadores e servidores da Câmara. “É a união entre as pessoas que faz promover um bom trabalho”, resumiu.

 Tribuna Livre: Santa Casa

 Representante do Hospital Santa Casa de Limeira, Marcos Antônio Ribeiro Bozza discorreu sobre Movimento Chega de Silêncio, coordenado nacionalmente pela Confederação das Misericórdias do Brasil (CMB).

 A ação mobiliza mais de mil unidades, em 17 estados e tem o objetivo de tornar pública a crise que coloca a assistência de saúde em risco, além de mobilizar os agentes que são capazes de equilibrar a relação financeira dos hospitais filantrópicos com o SUS, apresentou  a CMB. “A situação é antiga, mas se agravou recentemente, com os aumentos de inflação na área médica”, disse Bozza. No entanto, “a Santa Casa  não vai fechar as portas”, garantiu.

 Segundo a confederação, a situação se agravou com a pandemia, que elevou a demanda e os custos, fazendo com que a dívida do setor já chegasse a mais de R$ 20 bilhões. “Aporte de R$ 2 bilhões emergenciais foi anunciado pelo governo federal, em maio do ano passado, mas, até o momento, não se efetivou”, informou.

 A Santa Casa de Limeira está com 127 anos de existência, e atualmente tem 11 mil atendimentos por mês, 600 cirurgias e 5 mil consultas em pronto atendimento, atendendo quatro cidades diretamente, e outros 28 municípios são atendidos na média e alta complexidade.

 Confira o resultado da Ordem do Dia:

 ADIADO – Projeto de Lei Nº 33/2021, da vereadora Mariana Calsa (PL), altera a legislação que dispõe sobre a arborização urbana no município para simplificar e facilitar a indicação de árvores que precisam de serviços de poda ou de substituição.

 ADIADO – Projeto de Lei Nº 127/2021, do vereador Dr. Júlio (União Brasil), modifica a Lei 5999/2018, que dispõe sobre a arborização urbana no município, determinando a forma para requerimento de autorização de corte de árvore.

 APROVADO – Projeto de Lei Nº 172/2021, da vereadora Terezinha da Santa Casa (PL), institui no Calendário Oficial do Município de Limeira a Campanha Junho: Cuidando dos Olhos, visando promover ações de conscientização e prevenção sobre o ceratocone.

 APROVADO – Projeto de Decreto Legislativo Nº 19/2021, do vereador Waguinho da Santa Luzia (Cidadania), concede o Título de Cidadã Limeirense à Mayra Rosanna Gama de Araújo Silva da Costa, pelos relevantes serviços prestados à população do município.

 APROVADO – Projeto de Lei Nº 311/2021, do vereador Sidney Pascotto, Lemão da Jeová Rafá (PSC), perpetua o nome do estudante Dieison Diogo Soares à Rua 07, do Jardim Residencial Walter Peccinini.

 APROVADO – Projeto de Lei Nº 321/2021, da vereadora Lu Bogo (PL), perpetua o nome de Ida Xavier Ricardo à Rua Projetada 11, do loteamento Jardim Residencial Walter Lucio Peccinini.

 PREJUDICADO – Projeto de Lei Nº 36/2022, da vereadora Constância Félix (PDT), inclui no Calendário Oficial do Município o Mês Agosto Lilás, com o objetivo de conscientizar a população sobre a violência doméstica e suas espécies.

 Sessão

 Os munícipes podem assistir aos trabalhos dos vereadores pela transmissão ao vivo nos canais de comunicação da Casa no Youtube, no Facebook e no site. A próxima sessão ordinária será realizada na segunda-feira, 2 de maio. (Da redação portal Notícia de Limeira)

Compartilhe

Comentários

comentários