NOTÍCIAS

Procuradoria da Mulher de Limeira recebe visita de vereadora da Câmara de Guariba – Notícia de Limeira

Compartilhe

 Procuradora especial, vereadora Mariana Calsa falou sobre o funcionamento do órgão em Limeira

 A vereadora Mariana Calsa (PL), procuradora especial da Mulher da Câmara Municipal de Limeira, recebeu a visita da vereadora da Câmara de Guariba Magna Rocha (Cidadania) para apresentar o funcionamento e as ações da Procuradoria local e trocar experiências sobre as cidades e a luta contra a violência à mulher.

 Em Guariba, o Legislativo conta com 11 vereadores, dos quais duas mulheres. Nesta terça-feira, 19 de abril, a Câmara aprovou a criação da Procuradoria da Mulher em Guariba, que tem a população estimada em 40.857 pessoas. “É a primeira vez que estamos buscando implementar políticas públicas para as mulheres”, contou, relatando a dificuldade de criar o órgão na cidade.

 Mariana Calsa falou sobre a história do surgimento do órgão, criado pela Resolução nº 541, em 28 de agosto de 2013, e o tipo de atuação. “Nosso trabalho tem sido no sentido de conscientização e acolhimento das mulheres vítimas de violência”, explicou. Ela ainda apontou que Limeira dispõe de muitos equipamentos para a proteção da mulher, como a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), a Rede Elza Tank, o Botão do Pânico, a Patrulha Maria da Penha e a Casa de Acolhimento. “A Procuradoria acaba sendo um complemento, e buscamos fazer a conexão entre esses órgãos”, disse.

 Um exemplo de atuação coletiva da Procuradoria, discorreu Mariana, foi a conquista da chegada em Limeira da carreta da mamografia, por meio do Programa Mulheres de Peito do Governo do Estado, após solicitação a deputado estadual.

 Exemplo

 A Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Limeira tem sido referência para outras casas legislativas. Já houve intercâmbio com o Legislativo de cidades como Porto Feliz, Araras, Tupã, Iracemápolis, Santa Gertrudes, Boituva e Americana.

 A gestão 2021/2022 da Procuradoria foi constituída em 25 de fevereiro e fazem parte do colegiado as vereadoras: Mariana Calsa (PL), procuradora especial; Lu Bogo (PL), primeira-procuradora adjunta; Terezinha da Santa Casa (PL), segunda-procuradora adjunta; Tatiane Lopes (Podemos), terceira-procuradora adjunta; Isabelly Carvalho (PT), quarta-procuradora adjunta; e Constância Félix (PDT), quinta-procuradora adjunta. (Da redação portal Notícia de Limeira)

Compartilhe

Comentários

comentários